Cavaco Silva felicita seleção e diz que presença na final é “motivo de orgulho”

Apesar do título ficar no Brasil, os garotos do Sub-20 garantiram experiência para convocações nas seleções principais. Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Da Redação
Com Lusa
 
O Presidente da República felicitou a seleção portuguesa pela participação no Campeonato do Mundo de sub-20, considerando que a presença na final constitui um “motivo de orgulho”.

“Nesta ocasião em que a seleção nacional sub-20 participou na final do Mundial de Futebol, quero felicitar os jogadores, a equipa técnica, a Federação Portuguesa de Futebol, e os seus responsáveis, pelo êxito alcançado ao longo deste Campeonato do Mundo de Futebol Sub-20 disputado na Colômbia, um acontecimento de grande relevo para a história do desporto português”, lê-se numa mensagem do chefe de Estado, divulgada no ‘site’ da Presidência.

Sublinhando que esta é uma prova que “dignifica o futebol português e que muito honra o desporto nacional”, Cavaco Silva sublinha que a presença na final do mundial, que o Brasil venceu por 3-2, constitui um “motivo de orgulho”.

“A presença na final deste Mundial é uma vitória que constitui motivo de orgulho para os desportistas e adeptos em geral, contribuindo para a valorização do desporto em Portugal, sendo um estímulo para os jovens desportistas portugueses”, refere o Presidente da República.

Na mensagem, Cavaco Silva felicita ainda os atletas pelo seu “empenho, pela sua excelente prestação, e pelo contributo que deram para a projeção internacional” de Portugal.

A seleção portuguesa de futebol de sub-20 ficou sábado no segundo lugar do Mundial da categoria, ao perder por 3-2 com o Brasil, após prolongamento, em Bogotá.

A seleção portuguesa de futebol de sub-20 perdeu sábado a final da 18ª edição do Mundial da categoria, ao cair por 3-2 com o Brasil, após prolongamento, em Bogotá, na Colômbia. Óscar marcou os três golos “canarinhos”, aos cinco, 78 e 111 minutos, enquanto Alex, aos nove, e Nelson Oliveira, aos 59, apontaram os tentos da equipa lusa, que, assim, não conseguiu repetir os títulos de 1989 e 1991.

Clubes devem olhar para esta geração

Já o Ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, disse que Portugal teve “uma derrota cheia de futuro” no Mundial de futebol sub-20 da Colômbia e apelou para que os clubes olhem para esta geração.

Em declarações à agência Lusa desde Bogotá, para onde viajou para poder acompanhar a seleção na final frente ao Brasil, Miguel Relvas mostrou-se orgulhoso da equipe. “Todo o percurso da seleção nacional é um percurso brilhante. Podemos dizer que foi uma derrota cheia de futuro. Perdemos como podíamos ter ganho, conquistámos aqui mais uma geração de desportistas”, disse o ministro, em declarações à agência Lusa.

Miguel Relvas falou no contributo dado pela seleção em termos de afirmação e falou no orgulho que sentiu no final, na hora de cumprimentar outros dirigentes.

“Depois desta caminhada saibam os clubes portugueses aproveitar estes jovens talentos, nós temos boa matéria-prima, e eu gostaria no próximo domingo, nos domingos seguintes, ver estes jovens no campeonato nacional”, sublinhou.

O ministro falou na “esperança em uma oportunidade” deixada pelos futebolistas e deixou uma referência positiva a toda a comitiva da seleção, desde o chefe da delegação, ao treinador Ilídio Vale e a todos os jogadores.

O membro do governo mencionou a aposta que o executivo faz nas “camadas mais jovens” do país, salientando que além do futebol existe todo um potencial no desporto, na ciência, na educação ou na cultura.

“Esta nova juventude portuguesa é o selo da garantia para uma nova esperança para o nosso país”, considerou Miguel Relvas.

LEIA MAIS >> Destaques da Semana: 20 anos depois, na reedição do Mundial de Lisboa, Brasil se vinga de Portugal

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: