Atleta brasileiro cumpre isolamento em Portugal após teste positivo de Covid

Atletas brasileiros em Portugal. A identidade ou a modalidade praticada pelo atleta que está com Covid não foi revelada. Foto Divulgação/COB

Mundo Lusíada
Com Lusa

Um atleta brasileiro cumpre isolamento em Portugal devido à covid-19 , para onde viajou no fim de semana para integrar a Missão Europa, confirmou nesta terça-feira o Comitê Olímpico do Brasil (COB).

O COB informou que um dos 40 elementos que viajaram para solo português no fim de semana “apresentou resultado positivo”, sem revelar a identidade ou a modalidade praticada pelo atleta.

“Ele está assintomático e permanecerá isolado por 14 dias, onde se encontra desde que chegou a Portugal, sendo monitorado diariamente pelo Departamento Médico da Missão. Após esse período, os exames serão refeitos. Estando tudo bem, ele será liberado para suas atividades”, lê-se na resposta do COB.

Os restantes 39 testaram negativo e “estão liberados para iniciarem suas atividades”.

Neste momento, a delegação brasileira é composta por 143 integrantes, sendo 92 atletas, nas quatro bases do COB em Portugal.

No sábado, o COB deu conta da partida de atletas de natação em águas abertas, tênis e triatlo, com destino a Rio Maior, assim como da ginasta Natália Gaudio, para Sangalhos, e dos velejadores Marco Grael e Gabriel Borges, para Cascais.

De acordo com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, o segundo grupo de nadadores era composto por sete atletas de águas abertas e cinco de natação pura, entre os quais João Gomes Jr., que não tinha integrado a primeira comitiva devido a um teste positivo.

Rio Maior é o ponto central da Missão Europa, que vai decorrer entre julho e dezembro e se estende também a Coimbra, no caso do judo, Cascais, no caso da vela, e Sangalhos, para as ginásticas artística e rítmica.

Após três semanas, esta ação já contou com atletas de 10 modalidades presentes em Portugal para preparar os Jogos Olímpicos Tóquio2020, que foram adiados para 2021.

De acordo com o COB, são esperados mais de 200 atletas de 17 modalidades até ao fim do ano, estando prevista, ainda este mês, a concentração da seleção de atletismo.

Experiências

Os atletas têm trocado experiências em Portugal. Em Coimbra, os judocas brasileiros têm treinado diariamente com a seleção portuguesa; já em Cascais, as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze fizeram a alegria da criançada em uma clínica de verão oferecida pelo Clube Naval, local em que a dupla vêm treinando.

A ginástica artística e a rítmica estão juntas em Sangalhos, o que não ocorre no Brasil. Os treinadores das equipes, inclusive, têm estimulado esse intercâmbio entre as duas modalidades, apresentando exercícios e técnicas específicas.

Há três semanas, estas seleções têm compartilhado os mesmos espaços, como academia, locais de treinamento e áreas de lazer. Mas, nos últimos dias, este convívio foi além das formalidades impostas pela Missão, e os atletas, por iniciativa própria, foram conhecer a realidade dos treinamentos das outras modalidades.

Na última quinta-feira, 6 de agosto, as meninas do nado artístico – Laura Miccuci, Luisa Borges e Maria Bruno, além da treinadora Twila Cremona – aproveitaram um pequeno intervalo para acompanhar a atividade da equipe de boxe, comandada por Mateus Alves e Leonardo Macedo.

Já no dia seguinte, foi a vez do boxe retribuir a gentileza e visitar o centro aquático do Rio Maior Sports Centre. No local, eles puderam interagir com a equipe de natação e acompanhar de perto os detalhes que cercam o treino do dueto brasileiro de nado artístico, cuja atividade pela manhã tem duração de quatro horas.

“Foi uma experiência nova, muito legal. Nunca tinha visto de perto essa modalidade, só pela televisão. Essa integração é bem interessante e pudemos conhecer outro mundo, distante da nossa realidade”, explica Abner Teixeira, bronze nos Jogos Pan-americanos Lima 2019.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: