Após ser negociado com o Porto, João Moutinho diz que nunca mais vestirá a camisa do Sporting

Por Emídio Tavares

Mario Cruz – 27.mai.2009/Lusa Portugal

>> O jogador da Seleção Nacional, João Moutinho durante a sessão de treino desta tarde no Estádio do Restelo, 27 Maio 2009, em Lisboa.

O ex-craque da seleção, João Moutinho, pôs as garras de fora e mostrou não ser mais o tão falado bom moço; quando ao se transferir para o Porto, na última semana, teceu descabidas e sérias críticas contra os dirigentes leoninos. Dentre outras coisas disse que nunca mais vestirá a camisa do Sporting, que não tinha estímulo nem prazer em defender as cores verdes e brancas, e que queria sair para Porto, Benfica ou qualquer outra equipe, que não fosse o time de Alvalade.

Tudo começou quando em 2008 gorou a sua transferência para o Everton da Inglaterra, apesar de ainda assim ter conseguido um belo aumento salarial. A situação se complicou nos dois últimos anos, com seu empresário chegando a propor aos dirigentes leoninos a sua negociação por no máximo sete milhões de euros. Porém, durante todo esse tempo não apareceu interessado algum, coisa que complicou ainda mais com a sua ausência na lista de convocados para o mundial da África. Depois das palavras duras e impensadas de João Moutinho, os dirigentes de Alvalade tentaram arregimentar um pool de empresários para tentar negociar o atleta com outra equipe que não fosse o Porto, mesmo que o valor oferecido fosse inferior ao dos dragões; mas nenhuma proposta aflorou. Assim, os dirigentes da SAD verde e branco acharam por bem negociá-lo com o time das Antas, para que ele não se tornasse uma maça podre dentro do elenco que está a se formar.

O valor inicial aventado de 10 milhões de euros, mais o passe de Nuno Andre Coelho e mais 30% do passe de João Moutinho revertido ao Sporting numa futura transferência deste, do Porto para qualquer clube do exterior, sofreu uma mudança, sendo fixado na hora do acerto final em 11 milhões de euros, somados ao passe de Nuno Andre Coelho (que assinou por quatro temporadas, com cláusula rescisória de 30 milhões de euros, mas com 50% do seu passe preso ao Porto), e ainda com 25% dos direitos federativos de Moutinho revertidos ao Sporting numa futura transferência para qualquer clube, desde que o valor da negociação seja superior a 11 milhões de euros (vale ressaltar que a nova cláusula rescisória de Moutinha agora é de 40 milhões de euros).

Deixe uma resposta