Após desentendimentos e derrotas, Scolari é demitido do Chelsea

Mundo Lusíada Com agencias

Carmo Correia – 24.jul.2008//Lusa Portugal

>> O brasileiro, Luis Felipe Scolari, é demitido do Chelsea, pouco mais de sete meses no time inglês como técnico, onde trabalhou desde o dia 08 de Julho de 2008 até o dia 09 de Fevereiro de 2009, substituindo na época o israelense Avram Grant..

Após ter deixado a Seleção de Portugal para ir comandar o Chelsea, o brasileiro Luiz Felipe Scolari foi demitido do cargo de técnico do clube inglês antes de completar um ano de contrato, nesta segunda-feira, 09 de fevereiro.

Em um comunicado oficial, Felipão agradeceu "a oportunidade de ter trabalhado no Chelsea e no futebol inglês. Foi uma experiência muito valiosa. Lamento que a convivência com todos não tenha sido duradoura" divulgou a nota. Ainda, desejou sorte ao time londrino e informou que continuará morando em Londres e brevemente conversará com a imprensa.

Scolari, que permaneceu sete meses no Chelsea, ainda tinha um ano e meio de contrato a cumprir, e tinha acordado com o clube de rejuvenescer uma equipe envelhecida, com dispensas e contratações. Porém, o clube só contratou o meia Deco no início da temporada e perdeu o atacante Robinho para o Manchester City. O volante brasileiro Mineiro e o meia português Ricardo Quaresma foram adicionados ao elenco sem custo algum, segundo informou o assessor de Felipão, Acaz Felleger.

Com a demissão, o técnico deve receber uma indenização de 7,5 milhões de libras (cerca de R$ 25 milhões) pelo restante do contrato até 2010, com opção de renovação por mais uma temporada, segundo o jornal "The Guardian". Ainda de acordo com o jornal, Scolari tinha um salário anual de cerca de R$ 21 milhões, o que fazia dele o treinador mais bem pago do mundo.

Derrotas Desde a primeira derrota do time inglês ao comando de Felipão, em seu estádio por 1×0 para o Liverpool, foi marcante para o técnico, que acabou com uma invencibilidade de quatro anos em Stamford Bridge em partidas contra clubes ingleses. Depois vieram derrotas para o Arsenal, Manchester United, e novamente Liverpool. Além da eliminação na Copa da Liga Inglesa para o modesto Burnley.

As críticas por parte da imprensa local chegaram à torcida, que na última partida vaiou o treinador e ergueu faixas com pedidos de sua saída. A partida terminou em 0x0 com o Hull City.

Felipão também teve problemas com parte do elenco, ao contrário do que passou em Portugal quando formou a "Família Scolari". O meia-atacante Joe Cole foi o primeiro a ter atrito com o técnico, reclamando por ser constantemente substituído. Depois foi Drogba, africano que estava cansado de ficar no banco de reservas.

Segundo divulgou a agencia EFE, o desempenho de Felipão no Chelsea foi parecido com o que teve em Portugal. Iniciando seu trabalho no início da temporada 2008/2009, o treinador brasileiro comandou o Chelsea em 36 partidas oficiais, resultando em 19 vitórias, 10 empates e 7 derrotas, um aproveitamento de 62% dos pontos disputados. Seu desempenho é semelhante ao conseguido à frente da seleção portuguesa, conseguindo 63% em 31 jogos.

Questionado sobre a demissão de Felipão, durante a sua coletiva de imprensa, no mesmo dia 09, o técnico da Seleção Brasileira Dunga afirmou que só estava concentrado no seu time. "A capacidade e a qualidade do Luiz Felipe Scolari é indiscutível. Nenhum mau resultado vai mudar isso, o cara é campeão mundial" afirmou Dunga.

Regresso a Portugal A imprensa portuguesa já se adianta na possibilidade do brasileiro retornar a morar em Portugal. Felipão ficará até julho em Londres, quando termina o ano escolar do seu filho mais novo. Segundo informações de Felleger, não está descartado a hipótese da família retornar à Lisboa.

Scolari, em janeiro de 2003, assumiu a seleção portuguesa. Depois de um ano e meio de preparação, levou Portugal à final inédita da Eurocopa de 2004, onde conquistou o vice-campeonato. Nas eliminatórias européias para a Copa da Alemanha, conseguiu a classificação antecipada e invicto. No Mundial, levou Portugal ao quarto lugar.

Deixe uma resposta