Após 10 anos, Porto volta a vencer espanhóis em casa

Por Emídio Tavares

Numa partida fraca de ambas as partes e que foi caracterizada, na sua etapa inicial, pela forte marcação do setor defensivo, em especial do Atlético de Madrid, o Porto conseguiu finalmente ganhar aos espanhóis em sua casa, após 10 anos sem o fazer.

Mas mesmo assim a vitória não foi nada fácil, e só mesmo começou a ser vislumbrada quando, aos 21 minutos da etapa complementar, Jesualdo resolveu dar sangue novo a equipe, trocando Tomas Costa por Guarin. Nove minutos depois, a alteração surtiu efeito, e numa jogada iniciada por Hulk, Falcão marcou, num lindo toque de calcanhar.

O gol deixou a equipe espanhola abalada em campo, e foi fácil para, aos 36 minutos, após bola de Bruno Alves cabeceada à trave, Rolando fechar o placar em 2×0 para o time do dragão. O próximo jogo do Porto acontece ainda no Estádio do Dragão, a 21 de outubro (terça-feira), frente o Apoel, do Chipre.

Sporting, mesmo jogando mal, vence a segunda e lidera Grupo DApesar de vaiado em campo por jogar um futebol apático, sem determinação, sem garra e desorientado taticamente, o Sporting venceu o Hertha Berlin na quinta-feira, dia 01 em Alvalade, graças a um gol de Adrien, que aos 18 minutos de jogo acertou forte chute, e teve a sorte de fazer a bola desviar em um adversário e com isso enganar o goleiro alemão, que nada pode fazer. Para a etapa complementar, Bento recuou ainda mais o time, que por pouco não cedeu o empate, quando Janker, do Hertha, acabou por carimbar a trave, ao final do jogo (sem contar um pênalti não assinalado pela arbitragem, a favor dos alemães).

Com a segunda vitória consecutiva na Liga Europa, o Sporting assume a liderança isolada do seu grupo, com seis pontos; voltando a jogar somente dia 22, quando enfrentará fora o Ventspils; que nesta quinta empatou em casa com o Heerenveen, por 0x0.

Benfica, de salto alto, perde na Grécia O Benfica enfrentou, também nesta quinta-feira dia 01, o AEK no campo do adversário, e embora tenha iniciado o jogo a todo vapor, chegando inclusive a mandar uma bola na trave, foi perdendo terreno de jogo; o que deu chance para o crescimento dos gregos, que abriram o marcador (alias, gol solitário) após cobrança de escanteio, a 3 minutos do término do primeiro tempo.

Na etapa final, o Benfica foi com tudo para cima do AEK, principalmente através de Di Maria e Coentrao, mas encontrou no gol grego a muralha chamada Saja, que em jornada inspirada, garantiu a vitória grega. Dia 22, o Benfica também volta a jogar recebendo na Luz o Everton; que nesta quinta venceu fora, por 2×1, o Bate Borisov. Neste grupo I, o Benfica está na vice-liderança com 3 pontos em 2 jogos, atrás do Everton, que soma 6 pontos (2 vitórias em 2 partidas disputadas).

Mesmo sob forte pressão, Nacional consegue empate fora, frente ao Áustria VienaO Nacional sentiu a forte pressão de jogar na Áustria nesta quinta-feira, e por pouco não tomou um gol logo aos 9 minutos, quanto em cobrança de penalidade máxima, o time austríaco sentiu a força do goleiro Bracali, que defendeu o chute. A defesa deu ânimo aos madeirenses, que cresceram na partida e conseguiram inclusive abrir o marcador aos 34 minutos, através de belo chute de Ruben Micael. Para a etapa final, os donos da casa vieram para o abafa e o Nacional só se defendeu; mas apenas conseguiu esta proeza até os 19 minutos, quanto Schumacher empatou para o Áustria Viena; resultado que persistiu até o apito final. A próxima partida do Nacional acontece dia 22, na Espanha, frente o Atlético de Bilbao, que no domingo, dia 04, perdeu por 3×1 para o Werder Bremem, líder do grupo L, com 6 pontos em dois jogos. Apesar da derrota, os espanhóis mantêm a segunda posição com 3 pontos, seguidos pelo Nacional e Áustria Viena, com apenas um cada.

TAÇA DA LIGAA Taça da Liga, em sua segunda fase, tem os jogos de sua segunda jornada acontecendo entre 10 e 28 deste mês, conforme tabela abaixo:GRUPO A: Quarta-feira (28 Out): Beira-Mar – Portimonense, 16:00GRUPO B: Sábado (10 Out): Sporting de Covilhã – Vitória de Setúbal, 15:00 GRUPO C: Quarta-feira (28 Out): Trofense – Fátima, 16:00 GRUPO D: Quarta-feira (28 Out): Estoril – Olhanense, 20:15 (SportTV) GRUPO E: Terça-feira (27 Out): Belenenses – Gil Vicente, 18:00 (SportTV) GRUPO F: Quarta-feira (28 Out): Santa Clara – União de Leiria, 17:00

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: