Destaques da Semana: Sporting poderá dar Estádio para saldar dívidas

Destaques da Semana
Por Emídio Tavares

 

Sporting poderá dar Estádio para saldar dívidas

A situação financeira do Sporting é critica, tendo dívidas com credores (as chamadas “bancas”, compostas principalmente por dois bancos) que ultrapassam a casa dos 220 milhões de euros, e que poderão levar o time de Alvalade a dar o Estádio como garantia, visto que eles querem receber. Outra alternativa seria entregar a Academia de Alcochote; porém isto já foi descartado por a mesma pertencer a SAD leonina.

 

Greve do U.Leiria poderia definir campeão português desta temporada

Embora continuassem treinando, os jogadores do U.Leiria, após reunião ao inicio desta semana com o sindicato da categoria, entraram com um pré-aviso de greve, onde prometiam não irem a campo neste domingo frente ao Feirense caso os salários em atraso (alguns de até 4 meses) não fossem pagos (os jogadores reivindicam que antes de cada uma das 3 partidas finais sejam pagos cada um dos3 a4 meses em atraso; para que todo o débito se finde até o final do campeonato). A crise no clube leiriense já tinha levado a perda de 5 jogadores (que rescindiram unilateralmente o contrato pela inadimplência) e a demissão do presidente do clube. Cogita-se que o montante da dívida esteja na casa de 600 mil euros. Sabedores desta ameaça, os dirigentes leirienses prometeram entrar com pedido de desistência do campeonato (e talvez ate do futebol profissional), caso a greve realmente acontecesse; o que então causaria uma revolução no campeonato; com todos os jogos em que o União de Leira participou sendo anulados, e pontos retirados daqueles que os ganharam frente à equipe leiriense. No caso, o Benfica ficaria a 1 ponto do Porto (ao final da 27a jornada a diferença entre ambos era de 4 pontos), pois perderia apenas 3, ao passo que o Porto perderia 6. Ao time de Leiria caberia ainda uma multa de 50 mil euros, perda de 3 pontos, e descida de divisão. Nesta sexta, os jogadores decidiram entrar com um pedido coletivo de rescisão contratual, o que gerou o cancelamento do treino de sábado, visto que apenas 3 jogadores compareceram ao clube (dois ligados ao Benfica e um que esta machucado e compareceu para tratamento).

Mas mesmo assim o U.Leiria entrou a campo, com 8 jogadores (9 estavam prontos para jogar, mas Keita, que estava trocado, resolveu a ultima hora ir embora no seu carro e não adentrar o gramado; sendo acusado de roubo de 6 mil euros que, segundo o presidente demissionário João Bartolomeu, eram para custas das despesas inerentes ao jogo; acusação contestada pelo jogador, que garante ter recebido pelos 4 meses em atraso, e não ter entrado a campo por ter rescindido o contrato); e perdeu de pé por 4×0, saindo aplaudido de campo ao final dos 90 minutos. Já o Sindicato dos atletas acusou o presidente da Liga, Mario Figueiredo, de ter ligado para os jogadores leirienses, intimidando-os de forma a forçá-los a entrar a campo, mesmo com a rescisão contratual assinada, ainda que unilateralmente.
Taças Europeias
Liga Europa

Sporting Perde no Final e Diz Adeus a Final da Liga Europa

Depois de uma vitória brilhante em Portugal por 2×1, o Sporting entrou a campo nesta quinta, na Espanha, frente ao Atlético de Bilbao, fazendo uma partida equilibrada durante todo o primeiro tempo, apesar do gol sofrido logo de cara aos 17 minutos (e irregular, pois as câmeras flagraram uma cotovelada de Herrera em Schaars, no lance do gol), e que serviu para levar o time de Alvalade ao ataque. Contudo, o empate só aconteceu aos 44 minutos através de Wolfswinkel. Mas, quando o time leonino ainda comemorava o gol de igualdade, nos acréscimos, os espanhóis marcaram de novo, terminando a primeira etapa na frente.

O segundo tempo começou a todo vapor, com as duas equipes mandando bolas na trave; mas à medida que os minutos passavam o Sporting recuava tentando levar a partida para a prorrogação. Esta atitude fez com que o time de Bilbao fosse ao ataque sob forte pressão ate os minutos finais, quando aos 43, após uma bobeada coletiva de Xandão e João Pereira, Llorente (destaque da partida) fez o gol da vitória e classificação do time espanhol para a final contra outro espanhol, o Atlético de Madrid, que eliminou o Valencia (venceu também em Valencia, desta feita por 1×0).

 

Superliga Portuguesa de Futebol

A 27ª jornada terminou nesta segunda, dia 23, as 20:15h, quando a Acadêmica recebeu o Olhanense, e completou sua 15a partida sem vitoria ao perder por 1×0; ficando agora a 2 pontos da zona de rebaixamento.

Já a 28ª jornada teve inicio nesta sexta, as 20:15h, com o Braga recebendo o Olhanense, e perdendo em casa por 2×1.

No sábado, mais dois jogos: Gil Vicente 3×1 V.Guimarães (18h) e Marítimo 0x2 Porto (20:15h).

No domingo mais quatro jogos, sendo 3 às 16h: Beira-Mar 2×0 Paços de Ferreira; U.Leiria 0x4 Feirense e V.Setubal 0x3 Nacional. O ultimo jogo do domingo aconteceu as 19:15h, entre Rio Ave e Benfica, no qual o empate por 2×2 assegurou matematicamente o titulo para o Porto, que já não poderá ser mais ultrapassado pelo Benfica.

A jornada só termina amanha, dia 30, com o Sporting recebendo a Acadêmica as 20:45h.

Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas Notícias

Benfica

Cogita-se na imprensa Lusa que Jorge Jesus já teria apalavrado contrato com o Porto para a próxima temporada; faltando apenas definir com o Benfica (aonde ele chegou na temporada de 2009/2010) os valores para a rescisão contratual.

V.Guimarães

Mesmo que o V.Guimarães termine em posição que lhe de vaga para a disputa das Taças Europeias, isso não acontecera porque o time vimaranense não apresentou dentro do prazo (que terminou dia 31 de março) os requisitos necessários para a disputa (atestado de quitação de dívidas com o plantel, com o fisco e o INSS português).

 

Portugueses no Exterior

Segundo divulgou esta semana a imprensa britânica, Pepe e o preferido de Alex Ferguson para reforçar o miolo de zaga do Manchester, que tem sofrido com as constantes falhas e contusões de seus jogadores.

O Servette da Suíça, em estado de insolvência, e que em novembro passado demitiu o técnico português João Alves, para colocar em seu lugar João Carlos Pereira; após mudar de dono (agora o canadense Hugh Quenec e o nosso proprietário do time) afastou o atual técnico e também o diretor de futebol Costinha, e recontratou João Alves.

Apesar da eliminação nos pênaltis pelo Bayern, onde desperdiçou a primeira cobrança, com os dois gols assinalados durante os 90 minutos iniciais frente ao time alemão, Cristiano Ronaldo bateu mais um recorde; chegando aos 56 gols numa só temporada e batendo seu próprio recorde da temporada passada quando marcou 54 gols; isso se levar em conta que ainda faltam 4 jogos para o final do campeonato espanhol.

Ao bater o Dínamo de Moscou por 2×1 neste final de semana, o Zenit, dos português Danny, Bruno Alves e Fernando Meira (embora este já tenha se transferido para o Saragoça), sagrou-se bicampeão russo de futebol.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: