Visita oficial: Brasil tem interesse em ampliar relações comerciais com Portugal

Mundo Lusíada
Com Lusa

Presidente Dilma Rousseff encontra com o Presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Presidente Dilma Rousseff encontra com o Presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, disse neste Dia de Portugal, 10 de junho, em Lisboa que o Brasil tem interesse em ampliar as relações comerciais e os investimentos, elevando o “patamar de relacionamento” entre os dois países. “Nós temos todo o interesse em ampliar a nossa relação comercial e os investimentos recíprocos que temos entre os nossos países”.

A chefe de Estado brasileira fez estas declarações depois de um encontro com o Presidente português, Aníbal Cavaco Silva, em Belém.

As relações econômicas entre os dois países celebram “um outro patamar de relacionamento entre nós, no campo dos investimentos diretos externos”, referiu Dilma, saudando os investimentos da Embraer em Portugal, com as duas unidades em Évora, e da Galp no Brasil, sobretudo nos campos de petróleo.

Dilma declarou ainda que o Brasil tem um olhar de preocupação com a crise financeira na Europa, que afeta a economia global. “Nós temos uma preocupação muito grande com a situação social e com o desemprego” na Europa, referiu.

“Expressei ao Presidente o meu desejo de que estejam mais próximos os momentos que vão levar a uma retoma do crescimento” e a “uma melhoria da situação para populações europeias”, acrescentou.

Dilma Rousseff também destacou a assinatura do memorando de entendimento entre o governo brasileiro com o parque de tecnologia de Cantanhede, o Biocant Park, hoje assinado, e com o Laboratório Ibérico de Braga, que trabalha na área da nanociência.

Dilma disse que “reconhece um parente em cada esquina”, referindo-se aos fortes laços culturais entre os dois países e assumiu que é necessário um reforço da cooperação na área da indústria criativa, como na produção cultural e moda.

Do encontro ainda participaram os ministros das Relações Exteriores dos Brasil, Antonio Patriota, da Educação, Aloízio Mercadante, e da Cultura, Marta Suplicy, e pelo lado português, esteve presente o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

Dilma Rousseff ainda participa de um jantar oferecido pelo Presidente Cavaco Silva, antes de seguir, ao fim da noite, de regresso ao Brasil.

Potencialidades de Portugal
Em seu discurso, O Presidente português, Cavaco Silva, afirmou esperar que mais empresários brasileiros olhem para as potencialidades de Portugal, no final do encontro com a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

“Muitas empresas portuguesas investem no Brasil, e nós desejamos que mais empresas brasileiras olhem para Portugal, para as potencialidades de investimento em Portugal, para as possibilidades de desenvolver relações comerciais mais intensas”, afirmou Cavaco Silva, no Palácio de Belém, com Dilma Rousseff ao seu lado, em declarações aos jornalistas, sem direito a perguntas.

“Estou convencido de que esta visita da Presidente da República do Brasil contribuirá para alertar os empresários brasileiros para as potencialidades de Portugal, e os empresários portugueses ganharão mais confiança para desenvolverem as suas atividades comerciais e de investimento no Brasil”, acrescentou.

O chefe de Estado português referiu que “o Brasil é um candidato natural ao Conselho de Segurança das Nações Unidas como membro permanente, e sempre tem tido e continuará a ter o apoio de Portugal” para esse objetivo.

Cavaco Silva disse também que “Portugal apoia fortemente a realização de um acordo de comércio livre entre a União Europeia e o Mercosul”. E congratulou-se pelo atual “peso político e econômico internacional do Brasil”, disse Cavaco, manifestou-se emocionado por receber Dilma Rousseff no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. “Espero que se sinta bem em Portugal, Presidenta, porque é com uma alegria muito particular que o povo português a acolhe”, declarou.

Segundo Cavaco Silva, esta visita de Dilma Rousseff “é a demonstração da vontade, do interesse de passar para um patamar ainda mais elevado das relações de amizade, das relações econômicas, culturais” entre Portugal e o Brasil, que qualificou de “estratégicas” e considerou estarem a atravessar “uma fase muito dinâmica”.

As relações entre a União Europeia e o Brasil, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o valor econômico da língua portuguesa foram temas discutidos neste encontro, de acordo com o chefe de Estado português.

De Belém, a Presidente do Brasil seguiu para São Bento, para um encontro com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, sem previsão de declarações de nenhum dos governantes.

LEIA MAIS >> Dilma se reúne com Mario Soares e oposição portuguesa

LEIA MAIS >> Brasil reconhece cursos de engenharia e arquitetura portugueses

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: