Venda direta representa 75% do faturamento de vinícolas em polos de enoturismo no Brasil

Da Redação

As vinícolas brasileiras estão apostando na ampliação da oferta turística para atrair desde enófilos até amantes do vinho de primeira viagem e ampliarem suas receitas. E vem do interior de Caxias no Sul (RS) um dos exemplos de como o enoturismo é importante para as vinícolas.

Localizada na Linha 40, a Cantina Tonet recebeu quase 120 mil pessoas em 2018, que conheceram o processo de elaboração dos cerca de 400 mil litros de vinhos produzidos anualmente na propriedade de 18 hectares. Atualmente, 75% do faturamento é proveniente do enoturismo, conforme explica o diretor-administrativo, Angelo Márcio Tonet.

“Ano a ano, a gente vem trabalhando para oferecer mais atrações. O consumidor quer experimentar cada vez mais coisas novas. O cliente que vem aqui acaba comprando de novo depois pelo e-commerce ou por telefone”, salienta.

No outro extremo do país, na região Nordeste, a vinícola Terranova, projeto da Miolo Wine Group, também vê a atividade turística crescer de forma exponencial. A Terranova integra o roteiro enoturístico Vapor do Vinho, um tour pelo Rio São Francisco que parte de Juazeiro e explora as belezas da região, recebendo, em média, cerca de 50 mil visitantes por ano.

É pensando no turismo de experiência e nas vantagens da venda direta ao consumidor que atualmente mais de 30% das cerca de 1,1 mil vinícolas brasileiras já possuem algum atrativo turístico, que une desde a visita aos vinhedos e aos processos de elaboração, com a possibilidade de degustar e comprar os vinhos direto da fonte. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a venda direta no varejo responde por cerca de 40% do faturamento das micro e pequenas vinícolas.

O gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, cita o exemplo das empresas do Napa Valley, na Califórnia, nos Estados Unidos, onde a venda direta responde por 60% da receita das vinícolas. “Fortalecer o enoturismo, incentivar a venda direta e apoiar ações que atraiam as pessoas para as regiões produtoras são estratégias para o aumento das vendas de vinhos brasileiros”, resume Bertolini.

Além da oferta de atrativos turísticos, eventos como a Wine South America – Feira Internacional do Vinho estimulam a economia e são propulsores para o turismo da região. A principal feira profissional de vinhos da América Latina ocorrerá no Fundaparque (Parque de Eventos de Bento Gonçalves – sul do Brasil), de 25 a 27 de setembro (quarta a sexta-feira), possibilitando que os visitantes permaneçam na Serra Gaúcha durante o fim de semana.

“A realização da Wine South America traz ao Brasil um novo posicionamento no mundo do vinho e do enoturismo, ampliando a visibilidade e a respeitabilidade do segmento dentro do próprio país, quanto para o mercado internacional”, observa a presidente da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), Ivane Fávero.

A dirigente acredita que a união do Brasil com outros países como a Argentina, Chile, Uruguai, Portugal, Itália, França e Espanha, por meio da Aenotur, mostra que o país tem oferta enoturística com a mesma qualidade dos demais.

“Mais do que bons negócios, a Wine South America quer instigar os compradores a conhecerem também os métodos de cultivo e elaboração nas próprias vinícolas, as tecnologias utilizadas e a história que cada uma delas tem por trás da bebida que produzem”, explica Marcos Milanez Milaneze, diretor da Milanez & Milaneze, empresa promotora da feira e subsidiária do grupo Veronafiere.

1 Comment

  1. Gostei muito de seu Post!

    Esclarecedor e agregou mais conhecimento para minha vida.

    O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.

    Jose Carlos

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