SP: Trem do Interior à Baixada deve estar pronto até 2014

Da Redação Com agencias

Um dos projetos em estudo para ser implementado até a Copa de 2014 é uma linha de trem interligando a capital paulista à Baixada Santista e a cidade de Sorocaba, no interior do Estado.

O estudo está sendo feito pela Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, e coordenado por João Paulo de Jesus Lopes, presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP). Segundo ele, os trens que farão as viagens deverão atingir velocidades médias de 120 a 130 km/hora. “Queremos competitividade com as linhas rodoviárias. A viagem para a Baixada não poderá demorar mais que 40 minutos e as tarifas também serão próximas às praticadas pelos ônibus” afirmou à imprensa.

“Nossas estradas são as melhores do País, mas já viraram grandes avenidas de tão movimentadas. Trem não congestiona, não polui. Queremos oferecer um transporte com dignidade, com conforto, ar-condicionado” explicou Lopes, defendendo o transporte como um atrativo para quem passa pela serra todos os dias. Quanto mais passageiros utilizarem o sistema, menos ônibus e automóveis virão de cidades próximas para a capital, o que aliviará o tráfego nas rodovias e na cidade, é o que defende a pasta.

Na Baixada Santista, está sendo estudado a possibilidade de adaptar a antiga estação sorocabana para receber trens modernos, e assim, a linha interligaria a antiga estação Samaritá, em São Vicente, à estação Pinheiros, em São Paulo. A ferrovia para o litoral deverá ter cerca de 80 km, e entre a capital e Sorocaba, 100 km.

O governo do Estado está decidindo ainda se o modelo de investimento do projeto levara uma Pareceria Público Privada (PPP). Sem estimativa de custo, o responsável apenas afirmou que o projeto “é bem caro, o preço é compatível ao de uma linha de metrô”.

No último dia 12 de abril, Lopes participou de uma Audiência Pública em Santos para discutir a implementação do SIM (Sistema Integrado Municipal) e do primeiro trecho do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que terá 11 quilômetros entre Barreiros, em São Vicente e o Porto de Santos.

Na esfera federal, o governo brasileiro também tem planos para malha ferroviária, inclusive para São Paulo. Entre eles, o plano de construção do trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro, com extensão até Campinas.

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