Serviço de apoio a empresas e investidores no Porto com 94 pedidos numa semana

Da Redação
Com Lusa

O serviço “Revitaliza Porto.”, que apoia a comunidade de negócios da cidade na resposta à pandemia, recebeu, na primeira semana, 94 pedidos de empresas e investidores, designadamente do setor do turismo, hotelaria, restauração e comércio.

“Vocacionado para o apoio especializado às micro, pequenas e médias empresas do Município do Porto como resposta à crise pandêmica, o serviço “Revitaliza Porto.” entrou em funcionamento no dia 20 de novembro e uma semana depois tinha recebido 94 pedidos – 90 feitos por empresas e quatro por parte de investidores”, lê-se numa nota publicada na página oficial da Câmara do Porto.

De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira, 97,8% dos pedidos feitos por empresas estão relacionados com a covid-19, sendo que o perfil dos agentes econômicos que solicitaram apoio mostra que estão em causa, sobretudo, empresas com uma existência relativamente recente: mais de um terço (32 empresas) tem menos de cinco anos de atividade.

Houve ainda 29 solicitações apresentadas por empresas cujo início de atividade ocorreu entre 2011 e 2015.

De acordo com a autarquia, a esmagadora maioria dos pedidos de apoio foi feito por microempresas (82) e os pedidos provêm sobretudo de entidades afetas a dois setores de atividade: Turismo, Hotelaria e Restauração (43) e Comércio (41).

No que diz respeito aos investidores, três dos quatro pedidos de apoio apresentados relacionam-se com investimentos inferiores a 250.000 euros, sendo que apenas um está ligado a um investimento entre um e 10 milhões de euros.

Dos quatro pedidos, houve dois feitos por investidores com origem em Portugal, um com origem no Brasil, e outro com origem em Israel.

Ainda segundo os dados da InvestPorto, 84,8% dos pedidos recepcionados tiveram uma resposta em menos de 48 horas.

Para aceder ao serviço gratuito do “Revitaliza Porto.” basta submeter um pedido de apoio respondendo às perguntas de diagnóstico disponíveis em InvestPorto ou telefonar para o número 220 100 220 da Linha Porto., e selecionar a opção 4.

Lançado no dia 20 de novembro pelo município, através da InvestPorto, o serviço visa apoiar a comunidade de negócios da cidade na resposta à nova fase da crise pandêmica, através do esclarecimento de dúvidas e a obtenção de conselhos e informações sobre as últimas medidas de apoio mais importantes para cada negócio.

Portugal contabiliza pelo menos 4.577 mortos associados à covid-19 em 300.462 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 08 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo, e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: