Seis bancos portugueses socorrem o BPP com 450 milhões de euros

A estatal Caixa Geral de Depósitos e o privado Banco Comercial Português são os principais contribuintes para o plano de socorro ao Banco Privado Português.

Da Redação Portugal Digital

Um consórcio de seis bancos portugueses vai emprestar 450 milhões de euros ao Banco Privado Português (BPP), com vários interesses no Brasil, entre eles um mega-resort em construção no Ceará.

A estatal Caixa Geral de Depósitos e o privado Banco Comercial Português são os principais contribuintes.

O plano de socorro ao BPP foi possível depois de o Estado português ter dado uma garantia aos bancos credores, por meio da penhora dos ativos do BPP no valor de 672 milhões de euros.

Segundo o Banco de Portugal, os bancos que vão emprestar dinheiro ao BPP são a Caixa Geral de Depósitos (CGD), o Banco Comercial Português (BCP), o Banco Espírito Santo (BES), o Banco Santander Totta, o Banco BPI e o Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo.

A CGD e o BCP participam com 120 milhões de euros cada um; o BES vai financiar 80 milhões de euros; o Santander Totta 60 milhões de euros; o BPI participa com 50 milhões e a Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo com 20 milhões de euros.

O Estado português, de acordo com o Banco de Portugal, “tem como contragarantia o penhor de activos do balanço do BPP no montante de cerca de 672 milhões de euros”.

Deixe uma resposta