Secretário de Portugal participa da inauguração da primeira eletrovia do Brasil

O Dr. Gualter Crisóstomo, diretor de Sustentabilidade Organizacional do CEiiA, o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente de Portugal Dr. José Mendes, e o Vice Cônsul de Portugal para os Estados do Paraná e Santa Catarina, Rogério Vieira.

Mundo Lusíada

Nesta terça-feira, aconteceu em Curitiba a inauguração da primeira eletrovia do país, desenvolvida pela fornecedora de energia Copel-Companhia Paranaense de Energia Elétrica.

O evento contou, além da participação do governador do Paraná, Beto Richa, e do presidente da Copel, Antonio Sergio Guetter, com autoridades portuguesas.

Estiveram presentes o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente de Portugal Dr. José Mendes, e do Dr. Gualter Crisóstomo – Diretor de Sustentabilidade Organizacional do CEiiA, que foram recebidos pelo Vice Cônsul de Portugal para o Paraná e Santa Catarina, Rogério Vieira.

Na ocasião, também foi assinado um protocolo de intenções entre Copel e Prefeitura de Curitiba para cooperação técnica e científica em projetos de energias renováveis, geração distribuída, mobilidade elétrica, eficiência energética e cidades inteligentes.

Após a inauguração, dois dos eletropostos já começaram a funcionar no mesmo dia, na agência da Copel de Paranaguá e no Polo do Km 3 em Curitiba.

Ao todo, futuramente, serão oito eletropostos espalhados nas cidades paranaenses de Foz do Iguaçu, Medianeira, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Irati, Curitiba e Paranaguá.

Cada eletroposto deve contar com 50 kVA de potência, sendo o equivalente a dez chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo, e ainda três tipos de conectores adaptados aos carros elétricos e híbridos presentes no mercado brasileiro.

As estações fornecerão carga rápida, entre 30 minutos e uma hora para o carregamento de 80% da bateria de grande parte dos veículos. O investimento no projeto é de R$ 5,5 milhões, incluindo pesquisa e desenvolvimento.

“Quero utilizar a expertise da Copel em favor da nossa cidade”, destacou o prefeito Rafael Greca. Entre os projetos que podem ser viabilizados com a parceria estão a instalação de uma planta de energia no Palácio 29 de Março (prédio central da Prefeitura), uma pequena hidrelétrica no vertedouro do Parque Barigui, uma usina de compostagem para podas vegetais e o aproveitamento do gás que emana do aterro da Caximba.

A recarga dos veículos elétricos será gratuita.

Foto: Luiz Costa/SMCS

Seminário Brasil-Portugal

Na segunda-feira, dia 26, aconteceu o Seminário Brasil-Portugal de Mobilidade Elétrica, no auditório do polo Km3 da Copel, com a presença de empresas automobilísticas, especialistas e universidades.

O objetivo foi debater planos de descarbonização de automóveis e desafios regulatórios e tecnológicos no Brasil e em Portugal.

De acordo com a FGV Energia, com dados da International Energy Agency (IEA), o estoque mundial de carros elétricos até 2030 deve atingir 140 milhões – 10% da frota total de veículos leves de passageiros.

Países como Noruega, Índia e Alemanha já têm metas de banir carros movidos a combustíveis fósseis nos próximos anos.

No Brasil, a frota de veículos elétricos puros e híbridos em 2016 era de 2,5 mil unidades.

A eletrificação automotiva segue tendências da indústria automobilística internacional e atende ao Acordo de Paris, que exige novas soluções de geração e consumo de energia baseadas em fontes renováveis e tecnologia sustentável.

Também, já há alguns anos, a Itaipu Binacional por parte brasileira, o Centro de Engenharia e Inovação das Indústrias da Mobilidade (CEiiA) por parte portuguesa, e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) avançaram na cooperação técnica na área de mobilidade inteligente.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: