São Vicente cresce com comércio e turismo

Confira a inauguração da empresa Joduarte, em São Vicente, a segunda loja do grupo na baixada, propriedade de uma família luso-brasileira.

 

Mundo Lusíada

São Vicente, cidade litorânea de São Paulo e a primeira vila fundada por portugueses no Brasil, em 1532. Hoje, a cidade tem como foco principal o turismo, e conta com a vocação natural de sua história e das suas belezas naturais para o crescimento do setor.

Mundo Lusíada

O prefeito de São Vicente, Tércio Garcia Júnior com os empresários Armênio Mendes e José Duarte.

Para o prefeito da cidade, Tércio Augusto Garcia Júnior (PSB), a estruturação do turismo deve ser muito forte. “O comércio, e prestação de serviço ligado ao turismo acabam sendo muito mais fortes e mais representativos do que o setor industrial”. Mas, mesmo assim a indústria também vem crescendo bastante em São Vicente. De acordo com prefeito Garcia, a força do comércio tem tido “a capacidade de transformar a cidade”.

No balanço entre as demissões e admissões formais, São Vicente acaba com números positivos. “Nós fomos a cidade que mais gerou emprego no litoral paulista, nos últimos 2 anos. Mais de 3 mil novas vagas em todos os setores, comercial, industrial e prestação de serviço”. E com mais pessoas empregadas, circulação financeira, lucros no comércio, São Vicente vai se transformando. “Ficamos felizes de ver que a cidade vem num ritmo de crescimento mais forte e muito acelerado”.

O mandato do atual prefeito, iniciado em 2005, sempre teve como foco o comércio. “Nós começamos 2005 com quatro mil empresas na cidade, hoje já são mais de seis mil empresas, é um crescimento maior do que 50% em dois anos”. A exemplo disso, no último 09 de outubro foi inaugurada mais uma empresa na cidade, a loja Joduarte do proprietário José Duarte de Almeida. Especializada em equipamentos e utensílios para hotéis, bares, lanchonetes, panificadoras, a loja vem atender as necessidades de outras empresas da região, que também estão no caminho do desenvolvimento de São Vicente.

“Como esta loja é de estruturação de outras lojas comerciais, ela tem tudo para crescer e é nosso desejo, ver cada elemento do comércio, cada loja, indústria, prestador de serviço em São Vicente crescendo, ganhando dinheiro, gerando emprego e fazendo movimentação financeira porque é isso que gera desenvolvimento da cidade como um todo” disse ao Mundo Lusíada o prefeito Garcia.

Expandindo a empresa de Santos para São Vicente, José Duarte diz ser uma experiência positiva. “Eu sempre gostei de São Vicente, sempre me dei muito bem com a primeira cidade do Brasil”. Segundo ele, não só o comércio vem sendo marcante para a cidade, como a comunidade portuguesa sempre o foi, ao longo de sua história.

Neste novo mercado, a família luso-brasileira contou com diversas parcerias para a montagem completa da loja. “São Vicente merecia uma loja dessas porque não tem nenhuma nesse ramo de equipamentos e utensílios para restaurantes e bares, e acho importante agora esperar para que o público venha e nos prestigie, como nós prestigiamos a cidade de São Vicente”.

Na breve cerimônia nas dependências da nova filial, Duarte ressaltou a importância da presença dos amigos e convidados. Em suas palavras, Armênio Mendes elogiou o empreendedorismo de José Duarte, afirmando que a família é lutadora e merecedora deste crescimento. Estiveram presentes no evento ainda Silvio Duran, representando a Câmara dos Lojistas, e o Vice-Cônsul de Portugal em Santos, Rogério Vieira.

O prefeito de São Vicente, em seu discurso, disse que a loja já nasce “com ares de felicidade, e de sucesso, sob os olhos de Nossa Senhora de Fátima, e sob direção de José Duarte”. Ao final, as orações de Pai-Nosso e Ave-Maria encerraram a solenidade.

Deixe uma resposta