Rio Info 2009 abre oportunidade de parcerias entre empresas portuguesas e brasileiras

Da Redação

O Rio Info 2009, evento na área de Tecnologia da Informação e Negócios, vai receber em setembro empresas de todo o país e algumas do exterior, para discutir possibilidades de parcerias no mercado internacional.

Esse é o principal objetivo da Mostra Tecnológica de Portugal, que acontecerá no Rio Info 2009 – 7° Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios, de 9 a 11 de setembro, no Hotel Intercontinental, no Rio de Janeiro. Entre as confirmações, empresários da Espanha, Estados Unidos, Angola e principalmente Portugal fazem parte dos participantes. Elas terão a oportunidade de aprofundarem seus contatos e estreitar a relação entre os dois países no setor de tecnologia da informação.

Na Mostra Tecnológica de Portugal, com a participação já confirmada de 18 empresas portuguesas de TI, de pequeno e médio portes, as empresas procuram novos parceiros para trocar experiências e complementar os seus produtos.

“O Brasil vê em Portugal uma possibilidade para entrada na Europa, ao mesmo tempo Portugal enxerga no Brasil o melhor parceiro para acessar o mercado da América Latina”, explica o coordenador da mostra no Rio Info 2009, Alberto Blois.

As empresas portuguesas participantes são: Vision Box – Solução de Visão por Computadores, S.A.; Glintt – Technology Enabled Services; Voiceinteration – Tecnologias de Processamento da Fala, S.A.; Glintt – Healthcare Solutions S.A.; Present Technologies – Serviços Informáticos, LDA; ShortCut – Consultorias e Serviços de Tecnologia da Informação, LDA; Mobbit Systems – Infocomunicação, S.A.; Skysoft Portugal – Software e Tecnologias da Informação, S.A.; ISA – Intelligent Sensing Anywhere, S.A.; Controlar – Electronica Industrial e Sistemas, LDA; Take The Wind, LDA; ANO – Sistemas de Informação e Serviços, LDA; Telbit – Tecnologias de Informação, LDA; Wire Maze – Sistemas de Informação, S.A.; Moredata Sistemas de Informação, LDA.

Rodadas Internacionais Com o tema Turbulência Econômica e suas Oportunidades, o evento deste ano debate questões como fazer mais com menos, e tendências e oportunidades para tecnologia da informação (TI) em época de crise. “A crise global será o pano de fundo, com seus desafios e oportunidades em TI. Haverá debates, apresentação de cases e propostas de inovação, com participação de executivos, empresários, especialistas do mercado e acadêmicos” garante o presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro, Benito Paret.

Além da Mostra Tecnológica de Portugal, a programação contará com rodadas nacionais e internacionais de negócios, palestras, oficinas, entrega de prêmios às empresas de TI e diferentes seminários, como o Brasil IT e o de Software Livre. Outra novidade será o Salão da Inovação, onde propostas e projetos de software e serviços inovadores de TI — ainda não acabados, mas próximos de um plano de negócio — serão apresentados, discutidos e avaliados por uma comissão de especialistas, empresários e eventuais investidores.

Temas como TI Verde, tecnologias de virtualização e redução de custos com infra-estrutura também estarão na pauta, assim como os métodos econômicos e rápidos de desenvolvimento de sistemas com qualidade. Dentre os assuntos do ciclo de palestras, as oportunidades geradas para as empresas de TI em eventos de grande porte, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo estarão em debate.

No Rio Info 2009 ocorrerá ainda a entrega do Prêmio Solução Rio Info 2009, de incentivo às soluções de TI desenvolvidas em todo o Brasil. Serão premiadas empresas cujos produtos se destacaram pela qualidade, inovação, valor agregado ao negócio do cliente e importância. Além do inédito Prêmio Rio Info 2009 de Literatura, produção literária nacional relacionada com a aplicação da TI nas organizações. A programação completa está no site www.rioinfo.com.br.

Deixe uma resposta