Reitor destaca educação para salto competitivo do Brasil

Por Ronaldo Andrade

De Santos para Mundo Lusíada

Foto: Ronaldo Andrade

Presente ao evento que comemorou o 1º aniversário do Centro Cultural Português de Santos, no último dia 25, o engenheiro aeronáutico e reitor da Unimonte (Universidade Monte Serrat), Ozires Silva, com passagens pela presidência de empresas como Petrobras e Embraer, além de ex-ministro da Infra-Estrutura, cedeu gentilmente alguns minutos para falar ao Mundo Lusíada.

Ozires comentou sobre a venda de 36 aviões caça para a FAB (Força Aérea Brasileira), disputada entre os modelos Gripen NG, da Saab (Suécia), F-18 Super Hornet, da Boeing (EUA) e o Rafale, da Dassault (França), em negociações – adiadas, oficialmente, devido ao corte orçamentário – que podem chegar a US$ 8 bilhões. Ele também destacou a importância da educação para o Brasil dar um salto competitivo neste século.

Sobre a concorrência para a venda dos caças, foi taxativo: “Não tem como comprar lá fora, temos que acreditar no produto nacional e em nossa tecnologia. Isto está relacionado com uma falha em nossa formação cultural, que valoriza o produto estrangeiro em detrimento do brasileiro”. Sábias e proféticas palavras, que podem ser comprovadas pelo anúncio da venda, por parte da Embraer, de 25 aviões E-190 para a China, além do acordo para fabricar jatos executivos no país, na recente viagem realizada à nação asiática pela presidente Dilma Roussef, sendo que dez exemplares do mesmo modelo já haviam sido comercializados neste ano para os chineses.

Educação na Baixada Santista

Em relação às oportunidades que a Baixada Santista possui devido à exploração do pré-sal, Ozires afirma que a região tem de dar um salto no mercado educacional: “O processo do pré-sal é extremamente sofisticado, o que exigirá mão-de-obra qualificada. Não por acaso, o presidente americano Barack Obama fez recentemente um discurso em que abordou a importância da educação”, declarou.

Perfil

Nascido em Bauru, Ozires Silva é oficial da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), liderando a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante, além da criação da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica). Depois de passar pela presidência da empresa, comandou a Petrobras e posteriormente o Ministério da Infra-Estrutura, tendo também sido presidente da Varig.   

Atualmente é o reitor da Unimonte (Universidade Monte Serrat), que completou 40 anos no último dia 10, instituição que criou o primeiro curso de Ciências Contábeis e o primeiro de Petróleo e Gás da Baixada Santista. A universidade possui aproximadamente sete mil alunos, distribuídos em 32 cursos de graduação e 33 de pós-graduação lato sensu e extensão.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: