"Fracasso na OMC coloca em risco a economia mundial", alerta presidente do Banco Central Europeu

"O primeiro perigo será o de não concluir o ciclo de negociações comerciais em curso. Penso que é um risco muito, muito grande, e apelo à conclusão dessas negociações no quadro de um projeto geral para um mundo melhor", disse Trichet num debate organizado no sábado, 27 de janeiro.

Mais de 20 ministros representantes dos principais países membros da OMC reuniram-se em Davos para tentar relançar as negociações suspensas há sete meses na rodada de Doha. A rodada é uma negociação entre países dentro da OMC para diminuir as barreiras comerciais. As discussões começaram em Doha, no Quatar, em 2001, com outras reuniões ministeriais em Cancum, no México, em 2003, e em Hong Kong, na China, em 2005. As negociações estão travadas por falta de consenso, principalmente na questão agrícola. Os países em desenvolvimento pedem que os mais ricos reduzam os subsídios sobre os produtos agrícolas.

"É evidente que o comércio entre os países europeus, particularmente os da Zona Euro, cresce rapidamente, e que o comércio com o resto do mundo progride ainda mais rapidamente", disse Trichet, sublinhando que a Europa "não é uma fortaleza" mas sim aberta.

Deixe uma resposta