Presidente do Banif vende 10% do banco

 

Manuel de Almeida/Lusa

O Presidente do grupo Banif, Horácio Roque durante a apresentação de resultados de 2006 na conferência de imprensa na sede do Banif.

No total, Horácio Roque quer colocar no mercado 25 milhões de ações. "Para obter uma maior liquidez e visibilidade das ações da Banif, torna-se necessário assegurar uma maior dispersão do seu capital em Bolsa, pelo que a Rentipar pondera a hipótese de alienar um lote de 25 milhões de ações, correspondentes a 10% do capital", disse a empresa em comunicado divulgado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A administração do banco adianta ainda que a Rentipar já mandatou o banco de investimento UBS e o Banif Banco de Investimentos para efetuar no mercado a referida venda "em oferta privada, dirigida em especial a investidores institucionais". Caso a venda se concretize, a Rentipar que controla hoje 72,33% do capital do Banif, reduzirá a sua participação para 62,33%, passando a deter 155,8 milhões de ações do banco. Na última pré-listagem de empresas para integrar o índice PSI-20, na próxima revisão, o Banif surgia entre os três primeiros títulos.

O Banif é um dos principais bancos portugueses com presença no Brasil, onde tem oito agências e dois escritórios. O banco português vai triplicar a sua rede no Brasil com a abertura de mais 17 agências e alargar com mais 65 a de Portugal para chegar a 2008 com 300 agências. As operações internacionais do Banif já representam 13% do lucro do grupo, que totalizou 78,1 milhões de euros em 2006, e o objetivo é que o seu peso passe para 20%.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: