Presidente da Câmara portuguesa de Comércio no Paraná recebe homenagem em Curitiba

Da Redação

No último dia 10, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) entregou o título de cidadão honorário ao advogado Antônio Francisco Corrêa Athayde, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal no Paraná. Considerada a maior honraria concedida aos não nascidos na cidade, a solenidade no Palácio Rio Branco, sede do Poder Legislativo, foi proposta pela vereadora Julieta Reis (DEM).

“A Cidadania Honorária é um reconhecimento a quem contribui com a cidade”, explicou Julieta Reis em seu discurso. Ela exaltou o sucesso pessoal e profissional do homenageado, natural da cidade do Rio de Janeiro e sócio e fundador de um escritório de advocacia com atuação diversificada. O trabalho de Athayde frente à Câmara de Comércio Brasil-Portugal no Paraná também foi reconhecido pela parlamentar, “pois leva o nome de Curitiba para o mundo”.

O presidente da Câmara, vereador Serginho do Posto (PSDB), que coordenou os trabalhos, recordou que o avô do cidadão honorário, o general Aristides Athayde Junior, foi vereador e inclusive presidiu a Casa em 1960.

Diante do plenário lotado de amigos e familiares, Antônio Athayde contou que chegou em Curitiba com 16 anos de idade e que poderia ter voltado para o Rio de Janeiro, mas preferiu permanecer pois sempre se identificou com os curitibanos, e constituiu família. Ele agradeceu pela homenagem, a formação recebida dos pais e o apoio dos amigos e familiares, ao ressaltar na mesma data que comemora-se o aniversário de sua esposa, Rosa Maria de Pauli Athayde.

Antônio Athayde recordou, emocionado, de um lema que sempre ouvia dos pais e que dividiu com os presentes: “deve-se ter medo de falta de trabalho e não do excesso dele”. O advogado ainda embargou a voz ao lembrar do primeiro escritório em que atuou, no qual fazia todas as funções, de faxineiro a entregador, do que disse não ter vergonha, mas orgulho.

O homenageado
Antônio Francisco Corrêa Athayde formou-se em Direito em 1978, na Faculdade de Direito de Curitiba, e possui pós-graduação nas áreas de Direito Ambiental e Direito Comercial Internacional – MERCOSUL. Trabalhou em diversas instituições públicas e privadas, e lecionou na Universidade Positivo.

É membro do Conselho Temático de Direito Tributário da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais da Associação Comercial do Paraná (ACP). É pai da engenheira Thayanna Athayde e do advogado Gustavo Athayde.

Também participaram da solenidade o vereador Oscalino do Povo (Pode); Antonio Loyola Vieira, desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná; Rogério dos Santos Vieira, cônsul de Portugal nos estados do Paraná e Santa Catarina, Aristides Athayde Neto, presidente da Academia Paranaense de Medicina; Gladis França, vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal; Zaki Akel Sobrinho, ex-reitor da Universidade Federal do Paraná; Marielva Andrade Dias, vice-presidente do Grupo Positivo de Tecnologia, Marielva Andrade Dias; e o vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal, Luiz Pegado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend