Portuguesa Galp é multada em 8,7 milhões de euros pela Comissão Européia

 

Da Redação Portugal Digital

A entidade reguladora da concorrência da União Européia multou a portuguesa Galp em 8,7 milhões de euros por formação de cartel. Além dela, outras quatro petrolíferas – a Cepsa, Repsol e Nynas – também foram multadas.

No total, as multas pela prática concertada de fixação de preços na venda de betume para asfalto ascendem a 183,7 milhões de euros.

De acordo com a Comissão Européia, as empresas multadas dividiram entre si o mercado do betume, utilizado na construção de estradas, e coordenaram entre si os preços deste material entre 1991 e 2002.

"É inaceitável que estas empresas tenham defraudado os seus clientes, as autoridades públicas e os consumidores em Espanha durante quase 12 anos ao partilharem o mercado de betume de construção entre si", afirmou a comissária européia para a concorrência, Neelie Krös.

A maior multa foi aplicada à Cepsa, no valor de 83,9 milhões de euros, seguindo-se a Repsol com 80,5 milhões de euros, enquanto a sueca Ninas terá de pagar 10,6 milhões de euros. A Galp foi a empresa que recebeu a multa menor, no valor de 8,7 milhões de euros.

Segundo a Comissão Européia, a britânica BP, também implicada no caso, não foi multada porque foi a que primeiro deu informações sobre o cartel.

Deixe uma resposta