Portugal vai receber 35 milhões de euros da Philip Morris

Mundo Lusíada

 

Até 2016, Portugal deve receber 35 milhões de euros da empresa de tabaco Philip Morris. O acordo assinado entre a Comissão Européia e a multinacional faz parte da luta contra o comércio ilegal de cigarros. Dez Estados-membros aceitaram a repartição de mil milhões de dólares (787,8 milhões de euros) que a Philip Morris se comprometeu a pagar em julho de 2004, durante 12 anos.

Na altura, as investigações alegando contrabando realizado pela Philip Morris foi abandonado, com o comprometimento da empresa em pagar mil milhões de dólares durante doze anos, estando todos de acordo, Portugal, França, Alemanha, Itália, Espanha, Grécia, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Finlândia.

A CE chegou agora em um compromisso que garante o recebimento da comissão de 9,7% do montante, Portugal 4,48, França 11,69, Alemanha 24,62, Itália 28,63, Espanha 10,19, Grécia 6,35, Bélgica 6,02, Holanda 4,17, Luxemburgo 1,22 e Finlândia 2,63. A repartição foi baseada em vários fatores como o montante de impostos e direitos aduaneiros cobrados a nível nacional.

Até agora, a Philip Morris já efetuou o pagamento de 325 milhões de dólares (256,37 milhões de euro s) de acordo com a Comissão Européia.

Divulgou a Agencia Financeira que inicialmente a CE acusou as tabaqueiras Philip Morris, RJ Re ynolds e a Japan Tabacco, em um tribunal norte-americano, da organização de contrabando de cigarros que fizeram perder centenas de milhares de euros em receitas orçamentais comunitárias e nacionais.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: