Portugal lança medida para promover emprego jovem e desempregados de longa duração

Da Redação

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal lança uma medida de apoio à contratação simultânea de jovens desempregados à procura do primeiro emprego e desempregados de longa duração (DLD) com 45 anos ou mais, respeitando a condicionante de criação líquida de emprego.

A medida, no âmbito do chamado Contrato-Geração, consiste numa combinação dos apoios financeiros à celebração de contratos de trabalho permanente o acesso ao regime de redução parcial ou isenção total do pagamento de contribuições da segurança social por parte da entidade empregadora.

O Governo comprometeu-se, no seu Programa, a focalizar as políticas ativas de emprego no combate ao desemprego jovem e ao desemprego de longa duração.

Atualmente, apesar da trajetória de recuperação sustentada do mercado de trabalho português, com progressos relevantes do ponto de vista da criação de emprego e da redução do desemprego, incluindo de longa duração e dos jovens, estes segmentos permanecem numa situação de desvantagem do ponto de vista da empregabilidade.

Com uma taxa de desemprego global de 6,7% (4.º trimestre de 2018), o desemprego jovem desceu também significativamente mas está ainda perto dos 20%, e há ainda mais de 145 mil desempregados de longa duração inscritos nos serviços do IEFP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend