Portugal aprova investimento de R$ 426 milhões da Embraer

Do Jornal Mundo LusíadaCom Lusa

 

André Kosters – 29.07.08/Lusa Portugal

>> Presidente brasileiro Lula da Silva com o Primeiro-Ministro Português José Sócrates durante cerimônia da Embraer na cidade de Évora, no sul de Portugal.

O governo português aprovou os contratos de investimento da Embraer em Évora (sul do país), que estão avaliados em 170 milhões de euros (R$ 426,1 milhões) e que projetam a criação de 570 postos de trabalho. Falando no final do Conselho de Ministros na quinta-feira 11 de setembro, o titular da pasta da Presidência, Pedro Silva Pereira, citou que o governo espera que no final de 2009 “os projetos possam estar em desenvolvimento no terreno”.

“Estes contratos de investimento são da maior importância e destinam-se à instalação de duas unidades industriais na região de Évora: uma de produção de estruturas metálicas para produção de aeronaves; e outra para a produção de materiais compósitos, mais leves e mais resistentes”, especificou o membro do executivo.

Segundo o ministro luso da Presidência, os investimentos da Embraer terão não apenas um “forte impacto no desenvolvimento regional, mas também para a estruturação de um ‘hub’ aeronáutico em Portugal”. “Haverá seguramente um efeito de arrastamento na economia portuguesa com vantagem para as pequenas e médias empresas que prestam serviços no setor”, frisou.

Pedro Silva Pereira recordou que os investimentos da Embraer em Portugal foram anunciados recentemente, durante a última cúpula da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), na presença do presidente Lula e do primeiro-ministro português, José Sócrates. “Trata-se de uma aposta que tem o apoio político dos governos português e brasileiro”, frisou o ministro da Presidência.

Fábrica da Embraer inaugura clusterDe acordo com o prefeito de Évora, José Ernesto Oliveira, o investimento da Embraer constitui o “ponto de partida” para a criação de um cluster aeronáutico na cidade. No mundo industrial, cluster é um aglomerado de empresas que atuam no mesmo setor. Em geral, são altamente competitivas e fabricam produtos com tecnologia agregada.

“Encaramos a entrada da Embraer como ponto de partida para a constituição de um cluster aeronáutico em Évora, sobre o qual a cidade alimenta uma forte expectativa”, declarou o prefeito da cidade do sul de Portugal.

Oliveira também considerou que a Embraer funcionará como uma âncora na região e que será um fator de forte atração para outras empresas também se instalarem em Évora. As duas fábricas serão instaladas numa área de 30 hectares no parque industrial aeronáutico de Évora, ao lado do aeroporto da cidade.

A Embraer é a segunda maior empresa exportadora do Brasil e já produziu mais de quatro mil aviões, que operam em cerca de 70 países. A aprovação pelo governo português dos contratos de investimento da Embraer em Évora surge dias depois da cidade ter perdido o projeto de construção do avião Skylander, cujos promotores, o grupo francês GECI International, optaram por instalar as plantas na França.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: