Porto de Santos bate recorde histórico de movimentação em outubro

Da Redação

No litoral paulista, o Porto de Santos atingiu, em outubro, recorde histórico operacional ao movimentar 12.788.883 toneladas, superando em 0,3% a melhor marca mensal anterior, de julho deste ano, e em 24,7% o volume escoado em outubro de 2018.

Segundo o governo federal, contribuiu para o desempenho inédito, o aumento no número de atracações no período: 46 navios a mais frente ao mesmo mês de 2018, alta de 12,1%, totalizando 426 embarcações no período.

Os índices fazem parte dos esforços para viabilizar a utilização de berços de atracação nos cais de Saboó e de Outeirinhos, visando incrementar a dinâmica do porto, de acordo com o Ministério da Infraestrutura.

No caso específico do Saboó, houve atualização no zoneamento atual que possibilitou a operação de fertilizantes sem restrições. Em relação a Outeirinhos, uma tratativa entre a Marinha e a Santos Port Authority permitiu que a seção sob administração da Autoridade Marítima fosse operacionalizada comercialmente pela primeira vez desde a inauguração do cais, em 2016. As duas iniciativas resultaram em aumento da produtividade, com consequente redução da fila de espera de navios.

“Isso é gestão pura. Trabalhamos junto ao Ministério da Infraestrutura, no primeiro caso, e à Marinha, no segundo, para aumentar a utilização dos berços. Com gestão estratégica e interlocução constante com operadores e agentes, aumentamos a produtividade do porto sem despender recursos adicionais”, afirma o diretor de Operações da Santos Port Authority, Marcelo Ribeiro.

Com a medida, a média mensal de navios que aguardam a disponibilidade de berços caiu da ordem de 70, no primeiro semestre, para cerca de 55 nos últimos meses.

Puxaram as altas os embarques de milho a granel (totalizando 2.212.143 t, +47,8%), soja a granel (759.741t, +107,2%) e farelo de soja (568.293 t, +54,3%). O aumento de 365.875 t nos desembarques de adubos (762.150 t, +92,3%) também contribuiu significativamente para o resultado.

O desempenho da carga conteinerizada medida em TEU (contêiner padrão de 20 pés) também aumentou em 4,9% no mês, totalizando 383.264 TEU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend