Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo no mar do Espírito Santo

As primeiras estimativas indicam um potencial de 150 milhões de barris de petróleo recuperável num dos poços do campo de Golfinho, a 60 quilômetros de Vitória.

Da Redação Portugal Digital

A Petrobras comunicou na segunda-feira, 14 de julho, à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a descoberta de petróleo de boa qualidade (27º API), na Bacia do Espírito Santo, informou a petrolífera estatal em comunicado.

A nova descoberta, realizada com a perfuração do poço 4-GLF-23-ESS, está localizada na área do campo de Golfinho, a 60 quilômetros da cidade de Vitória, na profundidade de 1.374 metros de água. As primeiras estimativas indicam um potencial de 150 milhões de barris de petróleo recuperável, refere a Petrobras.

"A descoberta, localizada em concessão que pertence totalmente à Petrobras, abre novas perspectivas exploratórias para a área e tem a vantagem da localização, próxima à infra-estrutura já instalada no campo de Golfinho", explica a Petrobras.

Com isso, os volumes descobertos serão incorporados às reservas da companhia e podem rapidamente entrar em produção.

O anúncio da descoberta foi feito no mesmo dia em que a Petrobras teve a produção parada em várias plataformas, devido a greve dos trabalhadores das plataformas da Petrobras na bacia de Campos, interrompendo temporariamente a produção de cerca de 450 a 500 mil barris de petróleo, cerca de 30% da produção da província petrolífera. A produção já foi retomada.

O plano de investimentos da Petrobras em exploração (onde mantém algumas parcerias com a portuguesa Galp) é elevado. O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, participou na sexta dia 11 de uma reunião com empresários na sede da Abdib (Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base), em São Paulo.

Na ocasião, Gabrielli apresentou o plano de investimentos da companhia para o período 2008-2012 e ressaltou os desafios para a indústria nacional atender as demandas do setor de petróleo e gás. O presidente ressaltou que a Petrobras irá investir no Brasil US$ 97,4 bilhões entre 2008-2012, principalmente nas áreas de Exploração & Produção, Refino, Distribuição e Gás & Energia.

Gabrielli disse ainda que "a Petrobras está montando um programa para que, nos próximos 5 anos, a indústria nacional se prepare para nos entregar estas sondas. Já estamos apontando uma necessidade para que se desenvolva uma solução até 2013", disse ele.

Deixe uma resposta