Padarias com energia solar por assinatura crescem 60% em Santos

Da Redação

A quantidade de padarias que adotaram energia solar por assinatura na cidade de Santos, litoral de São Paulo, cresceu cerca de 60% no primeiro trimestre deste ano. Das oito panificadoras que possuem o serviço no município, seis delas fizeram a adesão entre janeiro e março de 2022 e já conseguem obter uma redução da ordem de 10% na conta de luz.

Esses e outros temas serão debatidos durante o Encontro de Negócios e Tendências na Panificação e Food Service, organizado Sindicato das Padarias da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sinaspan), no dia 28 de abril, às 13h30, no Centro Cultural Português em Santos (R Amador Bueno, 188).

Além do alívio nos custos de operação, o crescimento do uso de energia solar pelas padarias da Baixada Santista reflete também o retorno mais eficiente e sustentável com o fim das restrições da pandemia. Trata-se da aposta dos pequenos comércios em eficiência energética e a inserção na “agenda verde” do chamado de ESG (pilar empresarial que traz como base o desenvolvimento de políticas de meio ambiente, sustentabilidade e governança).

O serviço de assinatura de energia solar na Baixada Santista, que pode ser adquirido da mesma forma como é feito com a Internet e Tv a Cabo, é realizado pelas usinas fotovoltaicas da Sun Mobi, enertech especializada na geração remota de eletricidade limpa e renovável, localizadas nas cidades de Porto Feliz (SP) e Araçoiaba da Serra (SP) e que estão conectadas no sistema de distribuição da CPFL Piratininga.

“O setor de panificação sofreu importantes impactos com as restrições da pandemia ao longo dos últimos dois anos. Muitos fecharam as portas e os que conseguiram sobreviver tiveram de se reinventar com delivery, redução de jornada de trabalho e reajuste nos custos de operação, entre outros. Agora, o segmento ressurge ainda melhor e mais maduro, com novos aprendizados e novos modelos de gestão que priorizam a eficiência e a sustentabilidade do negócio”, comenta Alexandre Bueno, sócio da Sun Mobi.

A aposta da usina é democratizar ainda mais o acesso à tecnologia fotovoltaica para consumidores de 27 municípios do estado paulista, incluindo Itu, Sorocaba, Jundiaí e a própria Baixada Santista.

As usinas solares da empresa fornecem, por meio do fio da própria concessionária local, energia limpa e barata para edificações de todos os portes, entre casas, apartamentos, imóveis alugados, comércios e indústrias. O grande diferencial é a ausência de necessidade de investimento próprio num sistema de geração de energia em telhado ou num pequeno terreno, além do baixo custo do serviço e redução nas despesas com tarifas da conta de luz.

“É uma opção para consumidores que se encontram em imóveis alugados, apartamentos ou ainda que não tenham condições de fazer investimentos num sistema fotovoltaico. Os consumidores têm alívio na conta de luz por dois motivos: primeiro, fazem gestão ativa do seu consumo com os sensores e informações disponibilizadas pela Sun Mobi e, depois, pela não incidência das famigeradas bandeiras tarifárias nas contas de energia dos clientes da empresa”, explica Bueno. “Temos dobrado nossa base de clientes a cada dois anos e esperamos chegar a 6 mil consumidores atendidos nos próximos três anos”, acrescenta.

A empresa possibilita que consumidores de qualquer porte tenham acesso à energia solar sem a implantação de placas fotovoltaicas nos telhados. O sistema permite ainda que o cliente acompanhe seu consumo de energia em tempo real e estimula a adoção de medidas para melhorar a eficiência energética, reduzindo o montante consumido.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: