OMI quer mais proteção ambiental na navegação

Encontro, em Londres, analisa propostas de reciclagem de lixo despejado em alto mar por embarcações.

Mônica Grayley Da Rádio ONU

 

A Organização Marítima Internacional, OMI, está reunida, em Londres, para elaborar novas regras de proteção ao meio ambiente na navegação.

Pela proposta, será possível melhorar a reciclagem de lixo despejado em alto mar.

Os representantes do Comitê Marítimo para Proteção Ambiental poderão divulgar as novas normas para embarcações já a partir de sexta-feira (dia 4), quando termina o encontro anual.

Eles tentam mudar alguns itens da chamada Convenção Marpol, de 1973, que tentava diminuir o impacto ambiental das embarcações.

Espécies Uma das propostas é reduzir mais rapidamente do que previsto anteriormente a emissão de gás carbônico, mas, além disso, há uma preocupação com substâncias que os navios soltam no mar, principalmente o óxido sulfúrico, que é altamente tóxico e ameaça um grande número de espécies marítimas.

A Organização Marítima Internacional está de olho, também, nas embarcações fabricadas antes de 1º de janeiro de 2000, já que os navios mais modernos já têm motores mais eficientes.

As novas normas poderão facilitar a reciclagem de lixo feita em alto mar, desde que isso não diminua a segurança das embarcações.

Deixe uma resposta