Norte de Portugal: Transporte público vai usar biodiesel

 

Agencia Lusa

Cerca de 240 ônibus de transporte público que operam nas cidades portuguesas de Guimarães e Famalicão vão passar a ser abastecidos com biodiesel, de acordo com um protocolo assinado na sexta-feira, 21 de setembro, em cerimônia que contou com a presença da vice-ministra lusa dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

Os ônibus que passam a utilizar biocombustível são da Arriva-Portugal, empresa do grupo inglês Arriva, companhia que opera em nove países europeus e que é uma das maiores empresas de transportes públicos da Europa.

O biocombustível será fornecido pela Prio Advanced Fuels, do grupo português Martifer, cuja sede fica em Oliveira de Frades, localidade escolhida para a cerimônia da assinatura do contrato, nesta sexta.

A Martifer é a empresa-mãe de um grupo de aproximadamente 40 empresas, divididas por cinco segmentos de atividade: construção, comércio varejista, equipamentos para energia, biocombustíveis e energia elétrica. A empresa que fornecerá o combustivel aos ônbus domina toda a cadeia do biocombustível, desde a produção de cereais à distribuição, com refinarias em Portugal e Romênia.

Semana da Mobilidade Na assinatura do protocolo de parceria entre as duas empresas, a vice-ministra Ana Paula Vitorino, lembrando que a cerimónia ocorre na Semana Européia da Mobilidade, sublinhou que esta iniciativa vai permitir reduzir substancialmente a emissão de dióxido de carbono para a atmosfera.

Ana Paula exemplificou com o fato de a mistura de diesel normal aditivada com 30% de combustível produzido a partir de biomassa resulta na redução de 20% no dióxido de carbono liberado para a atmosfera.

A vice-ministra enfatizou ainda a importância deste acordo para que Portugal possa, em 2010, cumprir a meta estabelecida pela União Européia, de levar a que pelo menos 10% dos combustíveis consumidos no país sejam bio.

Ana Paula Vitorino lembrou ainda a aposta que está sendo feita para levar ao crescimento do uso dos transportes públicos em Portugal, deixando uma imagem daquela que é hoje a modernidade européia: "os transportes públicos não são para os pobrezinhos", disse. "Nas capitais européias, as senhoras entram nos ônibus de salto alto e não lhes caiem, por isso, os parentes na lama".

Biocombustivel e alimentos Por seu lado, o presidente do grupo Martifer, Carlos Martins, sublinhou a importância dos biocombustíveis para a preservação ambiental e refutou a idéia de que estes podem criar problemas de sustentação alimentar no mundo.

Martins lembrou que a produção de cereais na cadeia dos biocombustíveis vai permitir fixar as pessoas nos campos e lembrou que a tonelada de girassol em 2008 pode chegar aos 300 euros, compensando a sua produção para os agricultores, tendo já contratos com produtores na ordem dos 15 mil hectares.

Já o presidente da Arriva-Portugal, Manuel Oliveira, ressaltou o fato de o acordo assinado nesta sexta estar muito além do mero interesse comercial, sendo a defesa do ambiente um dos pontos mais importantes que estiveram na gênese das negociações.

Há sete anos operando em Portugal, a Arriva tem desde o início, segundo Manuel Oliveira, um interesse estratégico no fomento do uso dos biocombustíveis.

A presença da vice-ministra dos Transportes foi aproveitada para a Prio Advanced Fuels inaugurar um posto de abastecimento na área industrial de Oliveira de Frades, onde o biodiesel é vendido ao mesmo preço do óleo diesel normal: 1,109 euros (cerca de R$ 3,00).

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