Ministro alemão das finanças quer garantias do novo titular das contas portuguesas

Da Redação
Com agencias

MarioCenteno_FinancasO ministro alemão das finanças, Wolfgang Schauble, declarou esperar poder retribuir os cumprimentos ao novo governo português quando se confirmarem as garantias dadas em Bruxelas pelo novo titular das contas nacionais, Mário Centeno.

Questionado na conferência de imprensa depois da realização da reunião do Eurogrupo e do Ecofin, Schauble começou por lembrar a “relação de confiança muito boa” que manteve com António Costa, enquanto ministro de Estado e da Administração Interna (2005-2007).

“Ele (António Costa) enviou-me os seus cumprimentos através do meu novo colega (Mário Centeno). E se o meu colega cumprir aquilo que disse, ele também vai receber os meus cumprimentos”, afirmou o ministro alemão.

Como é habitual, o novo titular das finanças “apresentou o programa do novo governo, como é habitual no Eurogrupo, e disse que Portugal vai cumprir as suas obrigações no Pacto de Estabilidade”, relatou Schauble, acrescentando que “está tudo bem”.

O ministro ainda notou que, tal como a sua antecessora, Maria Luís Albuquerque, Mário Centeno também se senta ao seu lado nas reuniões dos ministros responsáveis pela Economia e Finanças dos Estados-membros da União Europeia (Ecofin).

Mário Centeno que participou, pela primeira vez, esta segunda-feira, na reunião dos países da zona euro (Eurogrupo).

Aos jornalistas portugueses, o governante referiu que o projeto de Orçamento do Estado para 2016 “vai ser entregue no início de janeiro (em Bruxelas), em consonância com o trabalho que o Governo vai realizar também para apresentar o mais depressa possível no parlamento português”.

Déficit
Ter um déficit orçamental abaixo dos 3% “é uma meta muito importante para o País”, afirmou o Ministro das Finanças, Mário Centeno, no final de uma reunião do Grupo do Euro, em Bruxelas.
“O Governo, como também temos reiteradamente dito, está a apurar toda a informação e a ter toda a ação para que essa meta seja cumprida. Neste momento não podemos afirmar nenhum número em definitivo, mas é esse o objetivo do Governo”, acrescentou.

O Ministro apresentou as grandes linhas do Programa de Governo dos seus colegas dos outros países da moeda única “quer na parte das reformas e das áreas chaves de intervenção desse programa, quer seguramente também na parte orçamental”, no último dia 07

Mário Centeno explicou ainda que inclui o Programa um “conjunto de políticas que colocam Portugal numa trajetória de crescimento” econômico e que tem “como regra o cumprimento daquilo que são as obrigações de Portugal no contexto internacional, e também como membro da área do euro”, nomeadamente reduzindo o déficit orçamental abaixo dos 3%, retirando o País do procedimento por déficit excessivo da UE.

O Ministro afirmou ainda que o projeto de Orçamento vai ser entregue em Bruxelas no início de janeiro, “em consonância com o trabalho que o Governo vai realizar também para apresentar o mais depressa possível no parlamento português”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: