Ministra defende aposta na navegabilidade dos rios em Portugal

Da Redação
Com Agencias

Portugal deve desenvolver a sua navegação interior, focando a aposta da navegabilidade dos rios na via navegável do Douro e do estuário do Tejo, até Castanheira do Ribatejo, defendeu ministra do Mar numa conferência na Polônia, dedicada ao tema.

Numa nota de imprensa, o ministério de Ana Paula Vitorino refere que estes dois projetos de navegabilidade dos rios portugueses, integrados na Estratégia para o Aumento da Competitividade da rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026, que visam fomentar a intermodalidade e o desenvolvimento da navegação interior em Portugal, foram apresentados na Conferência Internacional sobre a Navegação Interior na quarta-feira em Wroclow, na Polônia.

“A digitalização, a descarbonização e a intermodalidade” são os três focos da estratégia portuguesa apresentados por Ana Paula Vitorino, que, segundo o comunicado do Ministério do Mar, defendeu ainda “as semelhanças que existem com a navegabilidade marítima e as sinergias aplicáveis, reforçando ainda mais o papel da economia do mar”.

Da conferência internacional resultou a assinatura de uma Declaração Ministerial, na qual os países presentes se comprometem, entre outros aspetos, a “reforçar o compromisso de sustentabilidade ambiental”, “dar visibilidade à potencialidade do transporte fluvial”, “construir infraestruturas de vias navegáveis seguras e sustentáveis” ou “promover a atratividade do setor para o mercado e aumentar sua competitividade”.

Na assinatura de uma declaração ministerial, a Ministra do Mar declarou o interesse de Portugal em desenvolver a sua navegabilidade interior.

O documento destaca também o reforço do compromisso de sustentabilidade ambiental, o interesse de dar visibilidade à potencialidade do transporte fluvial, a criação de um quadro regulamentar sólido destinado a aumentar a eficiência do transporte fluvial, a garantia do equilíbrio adequado entre modos de transporte, agilizando os fluxos de carga e promovendo a multimodalidade, o incentivo ao desenvolvimento de frota moderna e a promoção de inovação tecnológica, a construção de infraestruturas de vias navegáveis seguras e sustentáveis, a promoção de atratividade do setor para o mercado e aumento da sua competitividade e ainda o assegurar de uma ação coordenada de vários países para apoiar a navegação interior.

A Ministra manteve ainda encontros bilaterais onde se discutiram assuntos de interesse comum com o objetivo de estreitar a cooperação no âmbito da economia azul com o seu homólogo da Polônia, com a representante da Comissão Europeia dos Transportes, com o Vice-Ministro dos Transportes da Tailândia, com o Ministro dos Transportes da Bielorrússia, com o Secretário de Estado dos Transportes da Federação Russa e com o elemento da direção da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa.

Ana Paula Vitorino convidou os representantes dos organismos e governos presentes ao mais alto nível para participarem no Oceans Meeting e na Shipping Week 2018, dois importantes eventos que vão decorrer em Portugal em setembro de 2018.

Em Lisboa, a economia já tinha defendido que uma estratégia para o desenvolvimento sustentável de Portugal. Entre 2003 e 2016, o volume de negócios da economia do mar cresceu 13%.

O crescimento foi impulsionado pelo aumento de 13% nos portos, pela construção naval que subiu 48%, a pesca e a transformação aumentou 5%, destacando-se o aumento de 23% no preço médio de primeira venda, segundo Ana Paula Vitorino.

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