Ministra brasileira embarca para Portugal para encontros bilaterais

Da Redação

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) embarcou neste sábado (10) para Portugal, para encontros bilaterais e debater agenda internacional, apresentar como o agronegócio brasileiro adota a tecnologia, inovação e a sustentabilidade para alavancar a produtividade e atender a demanda interna e externa.

Segundo informações do governo, na segunda-feira (12), ocorrerá encontro com a ministra da Agricultura de Portugal, Maria do Céu Antunes, em Lisboa.

Tereza Cristina irá participar também do Seminário Portugal-Brasil Oportunidades de Negócio no Setor Agroalimentar, promovido pela AICEP e a Embaixada do Brasil em Portugal.

Em 2019, o Brasil exportou US$ 502 milhões em produtos agropecuários para os portugueses, entre eles soja, produtos florestais, frutas, café, carnes, couro, cacau e cereais.

Na terça-feira (13), a ministra irá conhecer as instalações do Porto de Sines, líder nacional na movimentação de cargas e que passa por um processo de modernização.

Na ocasião, deve ser discutido projeto de implantação de um terminal para exportação de frutas e carnes brasileiras para outros países europeus, norte da África e Oriente Médio.

A visita será acompanhada pela ministra Maria do Céu Antunes e o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

A ministra e comitiva retornam ao Brasil na quarta-feira (14).

Sines

Já em fevereiro, representantes da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro visitaram o Porto de Sines, dando continuidade aos trabalhos de promoção do comércio entre empresas brasileiras e o Porto de Sines que têm vido a ser desenvolvidos.

A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve celebrou, em março 2019, um protocolo de cooperação com a AEB com o objetivo de promover ações que visem aumentar o fluxo de cargas entre portos brasileiros e o Porto de Sines e que possam consolidar este porto como um centro de distribuição de cargas brasileiras em Portugal e na Europa.

O mercado da América do Sul é considerado muito importante para esta infraestrutura portuária, que se assume como a porta de entrada de produtos brasileiros no continente europeu, com especial destaque para o agronegócio, devido à enorme evolução que este setor tem apresentado nos últimos anos e à capacidade de Sines em acolher este tipo de projetos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: