Minas Gerais e Portugal fecham cooperação científica e tecnológica

Pimentel_MinasPortugal

Mundo Lusíada

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e o Ministro do Ambiente, Jão Pedro Matos Fernandes, assinaram um protocolo de cooperação científica e tecnológica com o Estado de Minas Gerais, no último 11 de Fevereiro, no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa.

O protocolo prevê o lançamento de um programa conjunto de Inovação e Desenvolvimento (I&D) e formação avançada orientado para o desenvolvimento socioeconômico sustentável com ênfase em redes de energia e mobilidade urbana de baixa emissão de carbono.

Segundo o governo, nos últimos 20 anos Portugal tem adquirido experiência no desenvolvimento de formação avançada em sistemas sustentáveis de energia. Por outro lado, o Governo do Estado de Minas Gerais, no Brasil, tem como prioridade ser uma referência internacional na concepção e no desenvolvimento de tecnologias associadas à economia de baixo carbono.

É neste contexto que é assinado o protocolo, no sentido de fortalecer a relação entre ambos na área do desenvolvimento sustentável.

Em visita a Portugal dia 11, o próprio governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, assinou os dois documentos no âmbito da cooperação científica e tecnológica. “Demos aqui hoje um passo importante naquilo que o mundo espera de nós, que avancemos em questões importantes, como energias alternativas. Estamos aqui, juntando os esforços de Brasil e Portugal nesta área. Portugal é nossa casa na Europa”, enfatizou o governador.

Segundo o ministro de Ciência e Tecnologia de Portugal, Manuel Heitor, a cooperação lança um desafio para o futuro, com base na ciência e tecnologia e nas próprias questões ambientais, de introduzir no mercado mineiro a tecnologia europeia mais avançada em termos de mobilidade inteligente. “A marca que deixamos aqui é a preocupação com o desenvolvimento sustentável. Os desafios estão lançados”, destacou o ministro.

Segundo o Estado de Minas, o alinhamento da ação de governo com as diretrizes internacionais tem como objetivo o alcance de metas comuns, rumo à viabilização de uma cadeia produtiva de veículos inteligentes em escala de mercado e inovação na indústria automotiva em Minas Gerais.

Durante a cerimônia foram ainda assinados dois outros protocolos: um Acordo de cooperação científica e tecnológica entre a Universidade do Minho e a Universidade Federal de Minas Gerais e uma Carta Compromisso entre a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEiiA).

Entre as ações estão a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento, demonstração e testes que permitam a industrialização do veículo inteligente de nova geração; realização de programas de formação avançada, a serem desenvolvidos no âmbito das ações realizadas em Portugal, na União Europeia e através do diálogo União Europeia e Mercosul, unindo as competências das instituições de ensino superior e de investigação científica de Portugal e do Brasil para desenvolver sistemas e fontes renováveis de energia e formas inovadores de mobilidade urbana de baixa emissão de carbono.

Participaram da comitiva mineira, além do governador, o secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, o chefe da Assessoria de Relações Internacionais do governo, Rodrigo Perpétuo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: