Matosinhos aumenta exportações e quer apostar na América do Sul

O almoço de ‘networking’ no Terminal de Passageiros do Porto de Leixões reunirá 12 embaixadores e cônsules, inclusive do Brasil.

Da Redação
Com Lusa

Matosinhos mobilizou em 2017 quase 900 milhões de euros em exportações, mais 150 milhões de euros face a 2016, e quer agora apostar no mercado da América do Sul.

Entre 2016 e 2017, Matosinhos, no distrito do Porto, foi o segundo município com maior evolução no valor das exportações, em euros, da Área Metropolitana do Porto (AMP), tendo crescido 19%, enquanto a AMP e o Norte cresceram 8%.

Sendo o quinto maior exportador da AMP, 75% dos produtos mais exportados são peixes, crustáceos, moluscos e outros invertebrados aquáticos, bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres, reatores nucleares, caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, automóveis, tratores, materiais elétricos e aparelhos de gravação ou de reprodução de som e imagem.

O concelho quer agora alargar o mercado das exportações à América do Sul e a autarquia vai promover um encontro/almoço entre diplomatas de nove países sul-americanos e cerca de 50 empresas e instituições de Matosinhos, cujos produtos e serviços se adequam às necessidades de importação dos países.

As empresas convidadas foram responsáveis, em 2015, por 386 milhões de euros das exportações realizadas em Matosinhos, mas a sua maioria tem um volume de exportações inferior a dois milhões de euros.

A definição do público-alvo deste encontro não teve em conta o volume das exportações, mas sim a tipologia de bens mais importados pelos países presentes.

O almoço de ‘networking’ está agendado para quinta-feira, às 12:30, no Terminal de Passageiros do Porto de Leixões, e reunirá à mesa 12 embaixadores e cônsules do Panamá, Uruguai, Colômbia, Peru, Paraguai, República Dominicana, Argentina, Brasil e Cuba, representando um mercado potencial de quase 400 milhões de pessoas, com as empresas.

A Câmara Municipal de Matosinhos espera que a “seleção criteriosa” das empresas presentes possa alavancar um incremento real das relações comerciais com aqueles países.

Durante a tarde, os diplomatas irão visitar algumas das empresas sediadas no concelho, nomeadamente a Fábrica de Conservas Pinhais, o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto do Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEiiA), que na semana passada acolheu um Conselho de Ministros especial dedicado à inovação e ao conhecimento, e a Casa da Arquitetura.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: