Mais 150 empresas brasileiras em Lisboa

Um centro de distribuição de produtos brasileiros será inaugurado em Lisboa com a instalação de diversas exportadoras do Brasil

Da redação

Em junho, será inaugurado em Lisboa um centro de distribuição para a Península Ibérica, com a participação já registrada de 150 empresas brasileiras, quase cinco vezes mais que o normal dos outros centros de distribuição. A iniciativa é do organismo homólogo do ICEP no Brasil, a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (Apex), que visa não somente o mercado português como também o ibérico e o africano, principalmente dos países de língua oficial portuguesa e norte da África.

A divulgação se deu pelo presidente da Apex, Juan Quirós, durante o encontro de empresários para a cooperação econômica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa, que ocorreu este ano em Lisboa, nos dias 10 e 11 de abril. Segundo Quirós, o Brasil deve fechar 2006 com o dobro do volume de exportação de 2002, na ordem dos 132 mil milhões de dólares, com 25% destinado a Europa.

Após estudo da Apex, a localização do centro foi definida para ser em Vialonga, com uma distância no máximo de 15km do aeroporto, e 20km do porto, por onde chegarão os produtos brasileiros em Lisboa. Para criação do centro está previsto um orçamento de 280 mil euros. A ação prevê também a criação de 400 postos de trabalho diretos.

Quirós atribuiu a grande adesão de empresas ao centro por conta da facilidade de negociação e instalação em Portugal, sendo também uma porta aberta ao mercado dos países africanos lusófonos.

A Apex será responsável pela prospecção de mercado e promoção, tendo já a previsão do lançamento da campanha “We do it different” (“Nós fazemos diferente”) de artigos desportivos, visando sobretudo o campeonato mundial de futebol. Acordos e parcerias com grandes lojas e supermercados, que acolherão os produtos brasileiros, também estão sendo feitos.

Entre as empresas do centro de distribuição estão os setores de alimentos industrializados, rações, artigos desportivos, acessórios de piscinas, auto peças, brinquedos, cachaça, café, calçado, confecção de moda, cosméticos e jóias, construção civil e equipamentos médicos e hospitalares.

Inauguração– A inauguração do centro em Lisboa está marcada para 12 de junho, e contará com a presença ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan. O novo centro dispõe de um espaço de 1400 m², e foi escolhida (entre as regiões lisboetas Parque Lezíria e Vialonga) pela localização e distância de aeroporto e porto.

A Apex – A agência que reúne produtos de exportação brasileiros para distribuição em outros países já opera com três centros de distribuição: na Ásia, em Dubai, na América do Norte, em Miami, e na Europa e especificamente Alemanha, em Frankfurt.

Além da inauguração em Lisboa, a Apex pretende abrir, já em junho, um novo centro na Polônia, em Varsóvia, para o mercado do leste-europeu. Está em negociação também a abertura de outros centros na China, em Xangai, e na África do Sul, em Joanesburgo.

A Apex auxilia no suporte operacional e administrativo para despachar as mercadorias. Destina-se também às pequenas e médias empresas exportadoras. Nos países em que se instala, a agência é a responsável pela locação do espaço total, e depois subloca partes do mesmo às empresas. Ainda, as empresas brasileiras só pagam os impostos alfandegários se o produto for vendido. Saiba mais em www.apexbrasil.com.br. Informações: Diário Econômico

8 Comments

  1. Olá,

    Gostaria de manter contato pois estou com planos para me mudar para Portugal, e gostaria de me encaixar no mercado de trabalho de Portugal Lisboa.

  2. Ola,gostaria de saber o que devo fazer para conseguir um trabalho em Lisboa ou Cidade do Porto,pretendo ir para Portugal ainda esse ano e queria muito ter uma segurança a mais..Aceito qualquer proposta!

  3. Olá, estou em Portugal desde Abril e casei com um cidadão português e queria voltar a trabalhar se possível na minha área Análises/Clínicas/Laboratórios, cuja experiência á grande visto sempre ter feito no Brasil mais concretamente no Hermes Pardini e Unimed.
    Obrigado

  4. Olá, tenho interesse em me mudar para Portugal, e gostaria de saber como faço para encaminhar meu currículo. Tenho formação superior e excelente experiência.

  5. Olá! Estou de mudança para Portugal e gostaria de me inserir no mercado de trabalho. Sou formada em ADM, com especialidade em RH. Como faço para mandar CV?

  6. SENHORES, SOU SOLTEIRO E APOSENTADO COM RENDA DE 1.000 EUROS.
    SOU PLENO EM ATIVIDADE PROFISSIONAL, TRABALHANDO EM CONSULTORIA NA ÁREA DE CUSTOS INDUSTRIAIS, METALMECANICA E LOGISTICA.
    INTERESSA-ME MUDANÇA PARA PORTUGAL E MANTER ATIVIDADES.
    ATT.

  7. Caros, boa noite.

    Sou portador de necessidades especiais, atualmente aposentado por tempo de serviço, continuo ativo. Tenho muita vontade de mudar para Portugal, tenho uma renda mensal em torno de 700 euros, gostaria de saber se existe alguma empresa onde eu possa buscar oportunidade de trabalho em Portugal vivendo no Brasil.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: