Itaú quer aumentar sua participação no BPI

Da redação

Segundo o representante do Banco Itaú, Carlos Câmara Pestana, o banco brasileiro tem intenção de aumentar seu capital no BPI (Banco Português de Investimento). Atualmente o Itaú é o maior acionista, com 16%. O interesse do Itaú é chegar aos 17,5%.

Em assembléia geral do BPI, o representante do Itaú reafirmou que a oferta de compra do BCP vai falhar. O BPI aprovou ontem, numa reunião de acionistas realizada no Porto, o aumento da limitação dos direitos de voto de 12,5% para 17,5%. A blindagem nos 12,5% era uma condição que desagradava a alguns dos acionistas, uma vez que desincentivava a aquisição de participações estratégicas acima desse valor.

Com a limitação dos direitos de voto nos 17,5%, o BPI fica um pouco mais aberto à compra e venda de participações, embora a oferta pública de aquisição (OPA) lançada no mês passado pelo BCP possa condicionar as transações. 

A OPA do BCP já foi vista com maus olhos pelo Itaú, que controla o BPI juntamente com o espanhol La Caixa. O representante do Itaú, Carlos Câmara Pestana, afirmou-se peremptório contra a oferta do BCP (que se propõe pagar 5,70 euros por ação): “queremos assegurar a independência da instituição e achamos importante para o país a existência do BPI independente. Este país já tem uma concentração bancária exagerada demais, está entregue a dois ou três bancos e precisa do BPI independente”, disse Carlos Pestana. O BCP (Banco Comercial Português) faria um aumento de capital de 4 bilhões de euros para pagar a aquisição do terceiro maior banco privado, onde o Itaú tem 16%.

Com uma posição de 3,8% no BPI, o BCP é o maior banco privado em Portugal e o segundo maior, contando com a estatal Caixa Geral de Depósitos (CGD). Se a operação se concretizar o BCP se tornaria o maior banco em operação em Portugal. Na apresentação da oferta, no Porto, o presidente do BCP, Paulo Teixeira Pinto, estimou que a união dos dois bancos gere uma mais-valia de 232 milhões de euros pelas sinergias que podem daí resultar. Portugal Digital O BPI Atualmente Itaú: 16,1% do capital La Caixa: 16% Allianz: 8,8% Santander: 5,6%

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: