Governo português privatiza 80% das seguradoras da Caixa Geral de Depósitos

Da Redação

O Conselho de Ministros aprovou a venda de 80% do capital social das seguradoras da Caixa Seguros, por 1 bilhão de euros, à empresa Fosun. A decisão baseou-se na proposta da empresa chinesa “ser a mais forte em seis dos nove critérios” de avaliação, referiu o Secretário de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues. “A proposta da Fosun era a de maior mérito” nas condições financeiras, projeto estratégico e minimização das contingências jurídicas.

Segundo ele, a proposta vencedora está alinhada com “as recomendações unânimes dos assessores do processo de privatização, da Caixa Geral de Depósitos e com o parecer da comissão especial de acompanhamento da operação, que deu garantias”, referiu o Secretário de Estado.

Na fase final do processo de privatização da Caixa Seguros estavam as propostas apresentadas pelos norte-americanos da Apollo Management International e pela Fosun Internacional Limitada. Em venda estavam 80% das ações do grupo constituído pela seguradora Fidelidade, pela seguradora de saúde Multicare e pela companhia se assistência em viagem Cares. 5% serão vendidos aos trabalhadores, ao adquiridos pela Fosun, ficando a Caixa Geral de Depósitos (que tem um acordo de parceria com estas empresas) com 15%.

O encaixe total da operação será de 1264 milhões e a venda das seguradoras terá um impacto de 169 pontos base nos rácios de solidez da CGD, de acordo com os critérios de Basileia III, sistema que entrou em vigor no início deste ano, o que representa um aumento de 22% nos rácios de capital da Caixa, informou Manuel Rodrigues.

Esta operação eleva a receita global das privatizações realizadas pelo Governo a 8100 milhões de euros, representando mais 47% do que as previsões iniciais.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: