Fundão vai apoiar empresas da região de Campinas para internacionalização na UE

Foi anunciado a instalação de um Centro de Apoio aos Negócios, em Lisboa, promovido pelo município do Fundão em conjunto com a Prefeitura de Campinas.

Mundo Lusíada
Com agencias

O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, recebeu no dia 15 de agosto o presidente da Câmara Municipal de Fundão, Paulo Fernandes, na cidade do interior de São Paulo.

Um dos objetivos do encontro foi estreitar as relações entre Campinas e a cidade portuguesa, que já têm um acordo de cooperação com a cidade brasileira desde 2012. Também foram discutidas ações para facilitar as relações comerciais e abrir o mercado internacional para as empresas dos dois municípios.

Fundão vai instalar um centro de apoio aos negócios, em Lisboa, conjuntamente com a Prefeitura de Campinas, com o objetivo de apoiar as empresas que queiram se internacionalizar na União Europeia.

“Fundão pretende apoiar as empresas de Campinas e região que queiram internacionalizar-se para a União Europeia, com Portugal como porta de entrada, estando prevista a instalação de um Centro de Apoio aos Negócios, na cidade de Lisboa, promovido pelo município do Fundão conjuntamente com a Prefeitura de Campinas”, divulga a autarquia.

O centro terá como objetivo, além do apoio à internacionalização, captar investimento para o concelho do Fundão e permitir o contato mais próximo entre os empresários fundanenses e os empresários brasileiros. Foi destacado também o interesse de parcerias para apoiar o desenvolvimento de startups (empresas jovens e de pequeno porte que desenvolvem projetos no segmento de pesquisas em tecnologia) das duas cidades.

A visita do autarca insere-se nos contatos que o município tem vindo a estabelecer com empresários e investigadores de Campinas, dos quais já resultaram alguns projetos, como a instalação do Centro de Biotecnologia de Plantas de Beira Interior, que permitiu o intercâmbio de investigadores da Universidade Estadual de Campinas e do Instituto Politécnico de Castelo Branco, além da visita de uma comitiva de Campinas ao Fundão, segundo a Câmara.

“Nós temos uma relação desde 2012 com Campinas, onde a prefeitura tem sido fundamental para abrir portas. Também temos relacionamento com a Unicamp e alguns centros de pesquisa da cidade. O conhecimento de Campinas em tecnologia é fortíssimo e já temos alguns resultados concretos desta parceria”, afirmou Fernandes.

Esta é a terceira vez que o presidente da Câmara de Fundão visita Campinas. Em agosto de 2014 e outubro de 2016, ele foi recebido pelo prefeito Jonas Donizette. “Estamos fortalecendo as nossas relações e existe o interesse das duas cidades de impulsionar esta aproximação para promover oportunidades para as empresas de Campinas e do Fundão”, disse o vice-prefeito.

A cooperação entre as cidades na área de tecnologia associada à agricultura também foi pauta das conversas nesta quarta-feira.

A visita à prefeitura de Campinas teve início com reuniões na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, sendo o executivo português recebido pelo secretário André von Zuben, pela diretora de Turismo, Alexandra Caprioli e pelo diretor de Cooperação Internacional, Tak Chung Wu.

“Na área de turismo, falamos sobre a possibilidade da criação de programas para oferecer as regiões de Fundão e de Campinas como destinos turísticos, para que possam ser incluídas como roteiros para os brasileiros que vão a Portugal e aos portugueses que vêm para o Brasil”, explicou Fernandes.

Durante a deslocação, o prefeito do Fundão visitou ainda o projeto Sirius, no Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM), o complexo Royal Campinas – Convention Business & Hotels, grupo fundado por um português na cidade, a IMA (Informática de Município Associados), e teve reunião com o reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcelo Knobel.

Campinas é um dos 17 municípios brasileiros com mais de um milhão de habitantes, tendo sido a primeira cidade brasileira onde surgiu a primeira Secretaria de Cooperação Internacional, sendo pioneira neste tipo de relacionamento com o exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend