Exportações são alavanca do crescimento, diz presidente de Portugal

“Vivemos um tempo em que a única alavanca de que Portugal dispõe é o sector externo”, declarou Cavaco Silva numa recepção a diplomatas em Belém.
Da Redação
Com Portugal Digital

Foto/Arquivo: Novembro/2011

 

O Presidente de Portugal, Cavaco Silva, sublinhou no Palácio de Belém a importância das exportações para a economia portuguesa, afirmando que “vivemos um tempo em que a única alavanca de que Portugal dispõe é o sector externo”.

O chefe de Estado falava durante uma recepção a dezenas de diplomatas que foram recentemente nomeados para várias embaixadas portuguesas (incluindo a do Brasil), e que foram formalmente dar os seus cumprimentos a Cavaco Silva.

O Presidente da República recordou que “Portugal enfrenta desafios econômicos extremamente exigentes num quadro internacional bastante complexo” e lembrou, perante a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, que “sem finanças públicas saudáveis não há crescimento económico sustentável”.

“O sucesso da política econômica para o crescimento depende também da articulação entre a vertente interna e a externa da ação do Estado”, declarou ainda o Presidente da República na sua intervenção em Belém.

Na vertente externa, explicou Cavaco Silva, “trata-se de atrair o investimento para o nosso país, consolidar e diversificar os mercados de exportação, mobilizar as comunidades portuguesas para as oportunidades que existem no nosso país e para a divulgação dos produtos nacionais e também projetar Portugal como um país de turismo de qualidade”.

“Esta é uma tarefa na qual os senhores embaixadores e chefes de missão têm responsabilidades muito particulares”, notou o presidente português.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: