Exportações continuam a contribuir para o crescimento da economia portuguesa

Da Redação

logo_bandeira-PortugalDe acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, de janeiro a julho de 2014, o valor global das exportações de bens aumentou 0,9%. No entanto, se excluirmos a componente dos combustíveis, as exportações de bens aumentaram 4% em termos acumulados homólogos.

Em julho, as exportações de bens cresceram 5,2% face ao mês anterior (junho), contribuindo para aproximar o resultado acumulado no ano à perspectiva de uma subida anual de 1,2% das exportações de bens em 2014, apresentada pelo INE no passado mês de Agosto, baseada num inquérito elaborado junto de empresas exportadoras.

A informação disponibilizada pelo INE diz respeito unicamente às exportações de bens, que representam cerca de 70% do total das exportações, representando as exportações de serviços, em que se inclui o turismo, cerca de 30% – e que têm revelado, ao longo de 2014, um dinamismo acrescido em relação às exportações de bens.

Portanto, em 2014, as exportações totais (de bens e serviços) deverão registrar uma evolução positiva, com um abrandamento do crescimento dentro do que tem sido projetado pelas instituições especialistas na matéria, quer interna, quer externamente (como o Banco de Portugal, a Comissão Europeia ou a OCDE, por exemplo).

“O setor exportador continua a desempenhar um papel fundamental na dinamização da economia portuguesa” declarou a AICEP. Segundo a agencia do governo, o setor exportador é cada vez mais uma certeza nos planos de negócio das empresas portuguesas, e o dinamismo dos empresários portugueses nos mercados internacionais tem contribuído para o crescimento sustentável da economia.

Dados
As exportações aumentaram 1,5% e as importações 4,9% no trimestre terminado em julho, face ao período homólogo, motivando um aumento do déficit da balança comercial para 527 milhões de euros, diz os dados do INE de 08 de setembro.

Esta evolução determinou uma diminuição da taxa de cobertura em 2,7 pontos percentuais (p.p.) para 82,6%.

No trimestre anterior, de abril a junho, as exportações haviam recuado 0,5% e as importações tinham crescido 1,7%.

Considerando apenas o mês de julho de 2014, as exportações de bens aumentaram 1,3% e as importações cresceram 3,0% face ao período homólogo (respectivamente +7,2% e +9,9% em junho de 2014).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: