ExpoDubai: Dia de Portugal marca “sucesso” da participação do país – Governo

Mundo Lusíada com Lusa

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação defendeu nesta sexta-feira, no Dubai, que o Dia de Portugal marca o “sucesso” da participação do país na expo, notando que o pavilhão nacional é um ‘showcase’.

“Estou honrado por estar aqui na primeira expo que se realiza na região do Médio Oriente. O Dia de Portugal marca o sucesso de Portugal no evento, como um ‘showcase’ [uma mostra]” dos pontos fortes do país, afirmou o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, que falava na Al Wasl Plaza, no recinto da Expo Dubai.

Antes da intervenção do governante português, decorreu a cerimônia oficial de hastear das bandeiras, seguida pelo discurso oficial do governo árabe. O secretário de Estado português destacou ainda “a diversidade” de Portugal, convidando todos a visitarem o país.

Francisco André disse também esperar que este evento possibilite a criação de “novas conexões”, tal como aponta o ‘slogan’ oficial da Expo Dubai – ‘Connecting Minds, Creating the Future’ (Ligando as mentes, Criando o Futuro).

“Portugal é uma economia aberta. Acreditamos ter diversidade para desenvolver e acolher os parceiros”, apontou.

No final do discurso, Francisco André agradeceu ainda à diáspora portuguesa presente no recinto, pedindo que “se sintam em casa”.

Após as intervenções, seguiu-se um momento musical, com atuações de Marta Pereira da Costa e António Chainho, bem como de Teresa Salgueiro.

Concerto no âmbito da celebração do Dia de Portugal na Expo 2020

Mensagem do presidente

Também o Presidente assinalou o Dia de Portugal na Expo com uma mensagem em vídeo dando os parabéns à organização desta exposição e defende um reforço das relações bilaterais.

“Gostaria de salientar a importância que Portugal atribui ao reforço e desenvolvimento contínuo das relações bilaterais com os Emirados Árabes Unidos, um país com o qual partilhamos a ideia de uma ordem internacional baseada em valores comuns, e onde as empresas portuguesas continuam a crescer e a prosperar. Parabéns, Dubai, Emirados Árabes Unidos e Portugal”, afirma Marcelo Rebelo de Sousa, em inglês.

Nesta mensagem gravada a partir do Palácio de Belém, em Lisboa, o chefe de Estado lamenta não estar presente no Dubai, como tinha previsto, e explica que se junta apenas “de forma virtual” à comemoração do Dia de Portugal da Expo 2020 “devido às atuais circunstâncias pandêmicas um pouco por toda a parte”.

“A Expo 2020 Dubai é a primeira exposição universal realizada no Médio Oriente, o que reflete o crescente dinamismo dessa região, bem como o seu empenho em cada vez mais se assumir como plataforma de intercâmbio e de diálogo político, econômico, científico, tecnológico e cultural, que não são mais do que os princípios e valores das exposições mundiais desde a sua origem”, considera.

Falando em português, Marcelo Rebelo de Sousa refere que “são estes também os princípios e valores que inspiraram a participação de Portugal nesta Expo 2020 Dubai”, sob o mote “Portugal, um mundo num país”.

“Marca o regresso do nosso país às grandes exposições mundiais. Quero, por isso, sublinhar como foi significativa esta presença nacional num acontecimento mundial, que foi um verdadeiro encontro entre culturas, países, formas de ver a vida, e que nos permite promover e projetar Portugal, a nossa história, a nossa cultura, a nossa economia, as nossas empresas, a nossa gastronomia, a nossa geografia e o nosso povo”, acrescenta.

Depois de abordar, num excerto em inglês, as relações bilaterais com este país da Península Arábica, o Presidente da República termina esta mensagem novamente em português, exclamando: “Viva o Dubai, vivam os Emirados Árabes Unidos, viva o nosso Portugal!”.

A Expo Dubai, a primeira exposição mundial a realizar-se na região do Médio Oriente, África e Sul da Ásia, conta com a participação de 192 países e decorre até ao fim de março.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: