Ex-diretor do Banco Mundial lança livro em Lisboa

De acordo com a Fundação Luso-Brasileira (FLB), o evento em Lisboa lança o livro do atual diretor geral do Independent Evaluation Group, que reporta diretamente à administração do Banco Mundial.

Para o autor Vinod Thomas, o Brasil tem um dos maiores potenciais do mundo em desenvolvimento para atingir o progresso sustentado, o que depende depende de ações incisivas e urgentes. "O Brasil depara-se sobre importantes questões sobre se, e de que forma, podem ser levadas a cabo, com urgência e persistência as reformas políticas e socioeconômicas necessárias. Este livro propõe uma agenda e um plano de ação para o crescimento econômico do Brasil e o maior bem-estar para os seus cidadãos" afirma.

A obra examina os sistemas de segurança social existentes, incluindo as diferenças entre zonas rurais e urbanas. Analisa também questões relacionadas com a produtividade, testando o efeito dos investimentos em capital físico, natural e humano no desempenho da economia, a sustentabilidade do crescimento e desenvolvimento do país, o uso e conservação dos recursos naturais e a estrutura e efetividade das suas instituições.

De 2001 a 30 de Junho de 2005 Vinod Thomas ocupou o cargo de diretor do Banco Mundial para o Brasil, tendo sido responsável por uma das maiores carteiras de crédito, política e trabalho analítico, gerindo aproximadamente 57 projetos, e um programa de crédito no valor de 1,5 a 2 mil milhões de dólares.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: