Encontro sobre energia reúne empresas no RJ

 

Da Agencia Lusa

Companhias brasileiras e portuguesas do setor energético vão participar do Encontro Empresarial Brasil-Portugal em 7 de dezembro, no Rio, informou à Agência Lusa o vice-presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, José Dias Silva.

A agenda do evento inclui discussões sobre temas como petróleo, gás natural, energia nuclear, eólica, etanol, biomassa e o desenvolvimento sustentável, por meio do mercado de crédito de carbono. Segundo Silva, o objetivo é contribuir para a aproximação das empresas na discussão de "um dos temas mais atuais".

"Haverá espaço para rodadas de negócios e para um diálogo permanente ao longo do dia entre todos os participantes, numa discussão dinâmica entre especialistas dos diversos tipos de energia", disse.

José Dias Silva afirmou que o encontro reunirá representes dos governos dos dois países, inclusive o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e terá participação de empresas como Petrobras, Galp Energia, EDP (dona da Energias do Brasil), Única – entidade que representa o setor de etanol no Brasil -, Dedini e Efacec.

A programação inclui ainda a participação de instituições de fomento, responsáveis pelos financiamentos de grandes projetos, como BNDES, o Banif e Banco Europeu de Investimentos.

O Encontro Empresarial Brasil-Portugal é realizado a cada dois anos. A última edição aconteceu em Salvador, em 2005, precedida por São Paulo (2003) e Belo Horizonte (2001). O evento é promovido pelo Conselho das Câmaras, entidade que representa as câmaras portuguesas de comércio em diversos Estados brasileiros.

Deixe uma resposta