Encontro em universidade no Rio discutiu mercado digital no Brasil e em Portugal

Por Igor Lopes

O Instituto Gênesis da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RIO) recebeu, no dia 28 de agosto, a palestra “Portugal X Brasil: oportunidades de Marketing Digital em cada país”, promovida pela M2BR Academy.

Em pauta estiveram as oportunidades de trabalho em Portugal, no âmbito do marketing digital, os maiores desafios, o mercado das startups, a importância do empreendedorismo, o relacionamento com clientes em tempos digitais e a inovação para evolução. Em suma, o encontro procurou elucidar sobre o mercado digital em Portugal e sobre as suas similaridades ao mercado do Brasil, além de esmiuçar as diferenças de empreender nos dois países.

O evento contou com a participação de Karla Passeri e Marcelo Velosso. Karla Passeri, especialista em marketing digital, e que está morando em Portugal, falou sobre as oportunidades de trabalho e destacou as diferenças culturais entre os dois países.

“Com a crescente busca de brasileiras e brasileiros por intercâmbios em Portugal, seja para oportunidades de estudo ou trabalho, nós, que já estamos por lá, somos constantemente acionados por amigos, conhecidos e até gente desconhecida que manda mensagem pelas redes sociais, querendo saber como funcionam os vários processos até chegar em terras lusitanas. Muitas vezes, quem vai para a Europa pode achar que cruzar o oceano são só as famosas mil maravilhas. Quem está lá, sabe que não é bem assim. Por isso, um dos maiores objetivos dessa palestra foi mostrar as reais dificuldades e os potenciais empecilhos da mudança para outro país. Especificamente no meu caso, busco trazer dados sobre a minha experiência na minha área de atuação, marketing digital, com informações sobre o mercado, as adversidades e os inconvenientes de ser um estrangeiro, mas também as oportunidades que já existem e as que estão por vir, bem como os nossos diferenciais como brasileiras e brasileiros. É interessante mostrar os prós e os contras da decisão de, por vezes, deixar uma vida confortável no Brasil para buscar novos desafios no exterior”, refere.

Passeri é graduada em Jornalismo, pós-graduada em Marketing Digital e mestranda em Cultura e Comunicação na Universidade de Lisboa, além de possuir dois prêmios da Associação Brasileira de Marketing e Negócios, nas áreas de Campanha Digital e Inovação.

Por sua vez, Marcelo Velosso, fundador, sócio e Head de Soluções Digitais da Fábrica de Startups Brasil, empresa portuguesa, e sócio diretor da Oslo Digital, realçou que o mercado no Brasil tem oportunidades para todos os profissionais que apostam nas suas competências e comentou que as startups são uma ótima opção para quem decide empreender no mercado digital. Velosso é graduado em Design, com MBA em Marketing e especialização em e-Business.

Por fim, Ricardo Marsilli, CEO da M2BR, aprovou o encontro e destacou que os profissionais de marketing digital devem estar sempre atualizados em relação ao mercado de trabalho e às tendências de utilização de novas ferramentas. Profissional com mais de 13 anos de experiência em gestão e empreendedorismo no mercado de internet, Marsilli leciona Marketing Digital em MBAs, cursos de formação e cursos livres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend