Em julho, União Européia vai sediar conferência sobre biocombustível

 

Durante a X Reunião da Comissão Mista Brasil-União Européia, que aconteceu em Brasília em 21 de março, foi divulgado a realização da Conferência Internacional de Biocombustíveis, no próximo mês de julho, em Bruxelas. Segundo o diretor-geral de Relações Exteriores da Comissão Européia, Eneko Landaburu, a idéia é conscientizar a população mundial sobre o uso de combustíveis alternativos a partir da experiência brasileira na área.  

Valter Campanato/ABr

O diretor da Comissão Européia, Eneko Landaburu, fala à imprensa após encerramento da 10ª reunião da Comissão Mista Brasil – União Européia

De acordo com ele, nos últimos meses a população européia despertou para a questão energética devido à suspensão de exportações de gás da Rússia para a Ucrânia, o que afetou vários países europeus, e também por influência do documentário “Uma verdade Inconveniente”, do ex-vice presidente norte-americano Al Gore, sobre os efeitos das mudanças climáticas. “Houve uma tomada de consciência enorme, da opinião pública, sobre segurança energética, sobre temas de compatibilidade ecológica com fontes energéticas, sobre a necessidade de se iniciar a produção de energia renovável”, relatou.

 

A Conferência de Bruxelas discutirá questões políticas e econômicas relacionadas ao desenvolvimento da produção de biocombustíveis a partir de quatro temas: tipo de mercado internacional, conseqüências para os países em desenvolvimento, desafios ambientais e esforços tecnológicos necessários.

Durante a X Reunião da Comissão Mista, foram avaliados os principais temas da agenda bilateral nas áreas de comércio, finanças, cooperação técnica, meio ambiente, energia, desenvolvimento social, integração regional, educação e cultura, ciência e tecnologia, e sociedade de informação.

Um dos temas em pauta foi a cooperação entre Brasil e União Européia em questões sanitárias e fitossanitárias. Segundo Landanuro, a União Européia está disposta a mandar técnicos europeus para treinamento de profissionais no Brasil, de forma a facilitar as exportações brasileiras para a União Européia. “Não podemos aceitar, na União Européia, a entrada de produtos que não refletem os requisitos fixados em uma legislação válida para os 17 países. Tivemos uma experiência negativa com a entrada de carne que não atendia a estes requisitos”.

A delegação brasileira, presidida Secretário-Geral das Relações Exteriores, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, recebeu a delegação européia liderada pelo Diretor-Geral de Relações Exteriores da Comissão Européia, Eneko Landaburu.

Durante sua estadia no Brasil, o diretor da Comissão Européia também se encontrou com presidentes das Comissões de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, e ainda proferiu palestras no Instituto Rio Branco, sobre as relações entre o Brasil e a União Européia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: