EDP reconhecida como a companhia elétrica mais sustentável do mundo no índice Dow Jones

Da redação

A EDP voltou a ser reconhecida pela S&P Dow Jones Indices como uma das empresas globais com as melhores práticas de sustentabilidade, sendo mesmo a primeira da lista de 103 utilities elétricas avaliadas.

Em 2021, houve número recorde de participações – 1.843, mais 33% do que em 2020, contando novamente com a companhia que integra o índice de referência global há 14 anos consecutivos.

Com uma classificação final de 91 pontos (em 100), três a mais em relação ao último ano, a EDP consegue assim a melhor avaliação desde que começou, em 2004, a responder ao questionário para se candidatar aos índices – subindo 42 pontos desde então. Além do DJSI World, a EDP também integra o DJSI Europe há 12 anos.

Entre as dimensões de ESG que mais contribuíram para esta boa performance destacam-se as de Governance & Econômica (responsável por sete pontos) e a Social (mais quatro pontos). Na avaliação das utilities, a EDP integrou o ‘top2’ na dimensão ambiental, o ‘top 3’ na área de Governance e Econômica e o ´top 4’ na dimensão social. E, entre os 27 critérios avaliados, há oito em que a EDP obteve a pontuação máxima este ano, recebendo assim a distinção de “Best in Class”: gestão de risco e de crise; materialidade; reporte ambiental; reporte social; influência em políticas públicas; cidadania; riscos relacionados com água e oportunidades de mercado.

Na edição deste ano – para a qual foram convidadas a participar ativamente 3.559 empresas do S&P Global Broad Market Index – foram selecionadas 322 empresas para integrar o DJSI World, entre as quais a EDP – nesse grupo estão 13 utilities, sete deles elétricas.

Este reconhecimento realça o compromisso da EDP com as boas práticas de sustentabilidade nas suas diferentes dimensões e o impacto positivo que geram, não apenas na sua operação, mas em diferentes áreas da economia e da sociedade. Enquanto líder da transição energética, a EDP mantém-se alinhada com o desenvolvimento sustentável e com o combate às alterações climáticas, práticas fundamentais para garantir a proteção do ambiente e a criação de valor.

Os pela S&P Dow Jones Indices é considerado referência mundial na área da sustentabilidade e foi criado em 1999 como o primeiro benchmark do desempenho não-financeiro para empresas cotadas a nível global. Além dos indicadores econômicos e financeiros, avalia critérios como a transparência, modelo societário, gestão de risco, as relações com os diversos stakeholders, responsabilidade socioambiental, entre outros aspetos ESG.

EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração, Transmissão, e Soluções em Serviços de Energia voltados ao mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado livre de energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,6 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2021 foi eleita pelo segundo ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, figurando há 15 anos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: