Divulgada no Brasil a maior feira de produtos portugueses do mundo

Por Vanessa Sene Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

>> Entre os convidados para o jantar de lançamento do SISAB em São Paulo, com a presença de 120 pessoas, estteve o cantor Roberto Leal, ao lado de Carlos Morais, presidente da feira, e o presidente do Banif Brasil, Dr. Julio Rodrigues (DIR.).

O Banco Banif Brasil promoveu o lançamento, em cinco capitais brasileiras, do SISAB – Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas, que ocorre anualmente em Lisboa. Em São Paulo, o jantar de lançamento aconteceu em 03 de fevereiro, na Casa de Portugal São Paulo, com intuito de promover a maior feira de marcas e produtos portugueses do mundo.

O evento não é aberto ao público, para a imprensa apenas por algumas horas, depois da abertura. Também é proibida a exposição de marcas estrangeiras. O intuito da feira é comercial, compra e venda de produtos portugueses, e reúne em três dias cerca de 400 expositores e exportadores portugueses. Azeites, queijos, vinhos, bebidas alcoólicas, e todos os demais produtos nacionais de qualidade para exportação são oferecidos no SISAB.

O Banif em Portugal já participou do evento em anos anteriores, e nesta 15ª edição, o banco português também estará presente com seu estande na feira comercial, que acontece de 22 a 24 de fevereiro, no Pavilhão Atlântico, Nova Lisboa.

“Em função de que o banco está representado na feira, eu achei que o Banif Brasil poderia se engajar no programa. Houve muito pouco tempo, nós tínhamos apenas 10 dias, mas como o Carlos Morais queria fazer uma apresentação no Brasil, aceitamos o desafio e estamos lançando este evento no Brasil” diz o presidente do banco português no Brasil, Dr. Julio Rodrigues, informando que o Banif também divulgou o SISAB, além da capital paulista, em Santos, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. “Queremos também identificar essas empresas brasileiras e grandes empresas luso-brasileiras que estarão em Portugal fazendo suas compras” diz o presidente do banco, citando que o trabalho do Banif poderá ser de suporte e intermediação para estes empresários.

“Basicamente estamos convidando empresários da área alimentícia, que possam ter interesse em participar da feira. Já conhecemos bem os produtos portugueses, e Portugal está fazendo um grande esforço na área de exportação. Não podemos negar a nossa participação, divulgar Portugal, divulgar o banco e a comunidade”.

Esta deverá ser a primeira iniciativa do Banif Brasil com a SISAB. Nos próximos anos, garante Dr. Julio Rodrigues, o banco terá mais tempo para o seu lançamento. “E assim, eles vêem que o Brasil ainda é um grande país luso-brasileiro, e que somos importantes no desenvolvimento de Portugal, com nossas áreas comerciais. Queremos trabalhar para que isso seja incrementado”.

Do outro lado, o presidente da feira Carlos Morais afirma que através da parceria com o Banif, será possível identificar no Brasil e na América Latina os empresários, brasileiros ou não, que se interessem por compra de produtos portugueses, o qual segundo ele, traz dois fatores fundamentais: qualidade e imagem. “Encontramos um parceiro natural, acredito que para os próximos 10 anos, onde através das suas diversas sucursais do Banif e cidades vamos identificar os inúmeros agentes econômicos, e levá-los a Portugal”. SISAB 2010 Além de contar com 400 maiores empresas portuguesas, o SISAB reúne cerca de 1.200 compradores, de cerca de 80 países, de acordo com o presidente do evento Carlos Morais. “SISAB é um projeto que existe há 15 anos, e nasceu de um jornal que tem 40 anos, que é o Mundo Português. O propósito foi mostrar em Portugal e no mundo a enorme dimensão, importância e qualidade dos produtos portugueses exportados para o estrangeiro” diz Morais.

Segundo ele, para se ter uma idéia do crescimento da feira, neste ano de 2010 o evento recebe diversas delegações, entre elas, 80 pessoas da Rússia, 80 de Angola, 76 da Polônia, 24 da China, 16 do Japão, e mais de 60 pessoas do Brasil.

Dentre os produtos portugueses que mais são exportados para o Brasil são destaque o bacalhau, azeite, queijo, vinho, conservas, castanhas, cerveja, entre outras. “Um desafio que faço a todos. Vão ao Recife, ao maior shopping de lá, e logo na entrada vão encontrar duas grandes lojas de café Delta. A marca importa café da Colômbia, do Brasil e outros países, transforma em Portugal, embala e volta a exportar para os próprios países. Só os portugueses fariam uma coisa dessas”.

Deixe uma resposta