Distrito Federal apresenta oportunidades para Portugal

Da Redação

Representantes do GDF apresentaram oportunidades de negócios a autoridades de Portugal para atrair investimentos à capital do Brasil. O tema foi tratado durante reunião on-line realizada na última quarta-feira (28).

Durante o encontro, foram mostrados pontos estratégicos para o fortalecimento da economia distrital. Entre eles o porto seco, o ambiente para produção agrícola especializada de alto padrão e o BioTIC, além de incentivos fiscais, creditícios e financeiros do Programa Mais Capital.

Pelo GDF, participaram da reunião dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Escritório de Assuntos Internacionais do DF.

Os representantes do governo local se reuniram virtualmente com o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, a conselheira Política da Embaixada, Isabel Pestana, e o diretor de Marketing da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep) Portugal Global, Francisco Costa.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, José Eduardo Filho, Brasília não possui área vasta, mas investe em capital humano e em infraestrutura para garantir sua sustentabilidade econômica.

“Para que exista um encaixe na nossa matriz econômica, temos, dentro do nosso portfólio, indústrias de transformação, centros de distribuição, de fármacos, investimentos em infraestrutura e em informação e tecnologia, além de um trabalho realizado com bastante afinco para elevar ainda mais o agronegócio local”, afirmou.

O embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, disse que o DF possui uma boa base para o trabalho que vem pela frente. E complementou: “Temos que acordar para essa cidade fantástica e para as oportunidades que o DF oferece a empresas de um país que, afinal de contas, fala a mesma língua e com o qual possui muitas afinidades”, comentou.

Cooperação econômica

Já a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais, Renata Zuquim, citou que o DF será apresentado ao exterior durante evento no exterior.

“Em breve participaremos do Brasil Investment Forum (BIF) e lá apresentaremos nossos projetos estruturantes à comunidade internacional. A pauta da inovação é a pauta do governo Ibaneis Rocha, e o evento é uma oportunidade propícia para desenvolver a cooperação econômica”, pontuou.

Federação das Câmaras

Já em janeiro, o vice-governador Paco Britto também se reuniu, em São Paulo, com o presidente da Federação das Câmaras Portuguesas, o economista Nuno Rebelo. Na pauta, a integração e aproximação entre a capital federal e o país europeu.

De acordo com o vice-governador, mostrar uma Brasília atrativa para investidores do mundo todo faz parte do plano de recuperação da economia e do desenvolvimento da cidade. “Por determinação do governador Ibaneis Rocha, é importante tratar do período de pandemia, garantindo saúde e atendimento a todos os cidadãos, mas também do pós-pandemia, onde economia e desenvolvimento são extremamente importantes”, afirmou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: