Cooperação científica é tema de reunião de Ministro com o Embaixador

 

Aloísio Mercadante e João Salgueiro falaram sobre o Programa de Formação Avançada e Pesquisa Conjunta, no setor de pesquisa em águas profundas na Bacia do Atlântico.

Da Redação

Com Portugal Digital


Lecino Filho

>> O ministro Aloizio Mercadante e o embaixador de Portugal no Brasil, João Manuel Guerra Salgueiro.

 

O ministro brasileiro de Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, e o embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro, passaram em revista os acordos entre os dois países, bem como áreas de cooperação, durante encontro realizado dia 12 de janeiro, na capital federal, segundo a assessoria do ministério.

O ano passado, por ocasião da Cimeira Luso-Brasileira, realizada em Lisboa, o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) de Portugal firmaram acordo para lançamento do Programa de Formação Avançada e Pesquisa Conjunta no setor de pesquisa e produção de hidrocarbonetos em águas profundas na Bacia do Atlântico.

O documento tem por base a parceria estratégica entre a empresa estatal brasileira Petrobras e a portuguesa Galp Energia para exploração petrolífera de águas ultra-profundas. O principal objetivo do acordo é a promoção dos mecanismos de financiamento dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e programas de formação avançada.

A cooperação entre o Brasil e Portugal é desenvolvida desde 1968, quando foi firmada parceria na área de energia nuclear para fins pacíficos. Em 2009, foram retomadas as negociações com acordos nos setores de nanotecnologia, ciências sociais e humanas.

Ainda em 2009, o Brasil manifestou interesse em desenvolver trabalho conjunto com o International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL), laboratório binacional em que participam Portugal e Espanha, dedicado ao desenvolvimento de pesquisas nas áreas de nanotecnologia e novos materiais.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: