Cônsul de Portugal e prefeito se reúnem para trazer investimentos portugueses para São Bernardo

Mundo Lusíada

Representantes da Comunidade portuguesa, no gabinete do prefeito Luiz Marinho, e o cônsul de Portugal em SP, Paulo Lourenço que afirmou: "São Bernardo é terra de oportunidades".

 

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho e o secretário de Relações Internacionais, Evandro de Lima, receberam na tarde de quinta-feira (14), no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, o novo cônsul de Portugal em São Paulo, Paulo Lopes Lourenço. A visita foi acompanhada de um grupo de representantes da comunidade portuguesa e Elos Clube, não só da cidade, mas do Grande ABC.

Na ocasião, tanto o diplomata, quanto os representantes da prefeitura externaram muitos interesses em desenvolver ações bilaterais no sentido de trazerem investimentos para a cidade com instalação de empresas portuguesas que poderiam, geograficamente, diversificar seus negócios, ou descentralizar esses investimentos das capitais, por haverem muitas e boas oportunidades nas cidades próximas à capital paulista.

Para o prefeito de São Bernardo e para o secretário, a cidade teria mais necessidades de investimentos em logística, saneamento básico e na rede hoteleira. Atualmente caberia pelo menos mais dois grandes hotéis na cidade, segundo Luiz Marinho que garantiu: “seria um excelente investimento”.

Ao Mundo Lusíada, o cônsul de Portugal Paulo Lourenço falou sobre a reunião e destacou algumas oportunidades de cooperação na área empresarial, dizendo que é importante que as empresas portuguesas que estão explorando o Estado, percebam  que o Estado não se resume a cidade de São Paulo, que é preciso descentralizar, que há uma dinâmica muito grande a volta de São Paulo, e que podem ser encontradas oportunidades.

“Nós vamos tentar, em breve, trazer alguma missão empresarial de empresas portuguesas ou luso-brasileiras, porque há aqui algumas oportunidades em setores específicos e SBC está crescendo muito. Eu acho que há setores que as empresas portuguesas podem ter uma presença importante aqui, é preciso que nós, Consulados e AICEP, encorajemos essas empresas a perceberem isso. Vamos trabalhar no sentido de chamar empresas portuguesas para essa região”.

Segundo adiantou ao Mundo Lusíada, terá cerca de 25 missões empresariais portuguesas ao Brasil, até meados do próximo ano. “Não vejo razão nenhuma para que não se aproveitem algumas dessas missões, redirecionar alguma para vir até o grande ABC. Uma nota que queria deixar  é que as empresas devem estar conscientes que as vezes o mercado paulistano parece muito vedado, mas se calhar há outras oportunidades nos mesmos setores na cintura urbana de São Paulo, dentro do Estado. Isso é uma responsabilidade que temos que ter, informar as empresas, explicar lhes isso e encorajá-las a vir aqui”.

O AICEP que organizará as missões, já que é o braço comercial do Consulado. Prepara e operacionaliza as missões. Depois é falado com as autoridades para saber quais são as áreas onde há oportunidades e depois as empresas são trazidas para conhecer o terreno e discutir a oportunidade de negócios. “Eu acho que São Bernardo é uma terra de oportunidades, e o grande ABC no geral”.

O diplomata disse ainda que foi “gratificante” notar nas palavras do prefeito, a importância da comunidade portuguesa, “uma honra saber disso”. E que o prefeito tem sido um parceiro importante da comunidade, tem colaborado com a comunidade.

O cônsul de Portugal falou também de sua primeira impressão sobre a comunidade no ABC, dizendo que só confirmou a expectativa que já tinha a essa deslocação, “e por isso decidi que minha primeira deslocação fora da cidade de São Paulo seria ao ABC. Atribuo a esta região uma grande importância, porque junto do fenômeno associativo português no grande ABC é representativo também do momento de renovação geracional, é importante que as casas portuguesas no Estado de São Paulo possam ter formas de regenerarem, e acho que a Casa de Portugal do Grande ABC está representando esta tendência”. Segundo o cônsul, o prédio da Casa de Portugal do Grande ABC é fantástico.

Ao Mundo Lusíada, o prefeito disse em entrevista, que a cidade é referência e receber o cônsul foi como receber alguém da família: “Nossa cidade é uma cidade de referência nacional, a própria importância econômica, social, política, pela atuação do sindicato, pelo nascimento do PT, presença do presidente Lula. É uma cidade que tem referência e uma cidade hospitaleira, portanto receber o cônsul de Portugal para nós é como estar recebendo um irmão, alguém da família. A cidade tem forte presença da comunidade portuguesa que ajudou a construir essa cidade, portanto faz parte naturalmente das nossas tarefas”.

Brasil-Portugal tem uma relação bilateral estreita, e o Partido dos Trabalhadores trabalhou nisso a ponto de manter um núcleo em Lisboa. “Eu tive oportunidade de encontrar companheiros brasileiros que lecionam, estudam, trabalham lá, então temos uma relação importante”, comentou o prefeito que já foi recebido em Lisboa com uma “feijoada” e garantiu: “ficou boa”. Marinho diz que a presidente Dilma Roussef e o ex-presidente Lula são sempre muito bem recebidos em Portugal, onde o Brasil tem uma comunidade importante, “as relações naturais Brasil-Portugal se explica pela historia, pela língua e são dois povos maravilhosos”, disse.

Para o prefeito, quem está com recursos para investir tem – atualmente – poucas possibilidades na Comunidade Europeia, portanto buscando oportunidades novas e o Brasil hoje, assegura, é um dos bons endereços para novos investimentos, e que São Bernardo, segundo o chefe do Executivo, tem recebido muitas empresas e empresários europeus de maneira geral, revelando que vários empresários portugueses procuraram a cidade.

Novos investimentos serão bem vindos porque, segundo ele, o Brasil ainda tem necessidade de desenvolver de forma adequada sua infra-estrutura, “portanto quem tem dinheiro sobrando pode vir, serão bem-vindos”.

Evandro de Lima, o secretário de Relações Internacionais que esteve ao lado do prefeito durante o encontro, disse ao Mundo Lusíada que tem recebido visitas de vários diplomatas. “Fizemos um evento em 2009 que foi o primeiro encontro de embaixadores e cônsules do Brasil, feito aquiem São Bernardo, vieram 26 embaixadores, 16 cônsules, presidentes de Câmaras de Comércio, vieram três ministros dar palestras, inclusive a ministra Dilma Roussef (na época), isso atraiu demais não só a comunidade européia mas os países islâmicos por exemplo. Este tipo de conversa funciona a longo prazo, nada tem efeito imediato, até porque, tem a distância, a língua e envolve grandes projetos. O que fez foi deixar o nome da cidade em evidência lá fora, tanto é que muitas empresas vêm nos visitar a partir deste contato”, referiu.

A cidade está em evidencia, um dos motivos é a quantidade de obras que está sendo feita em todos os segmentos com investimento em cultura, esporte, habitação, transporte, etc. “Para ter uma idéia, o prefeito vai entregar ao longo de quatro anos mais do que todos os governos que passaram por São Bernardo e o governo do Estado juntos, de moradia popular até hoje na história de São Bernardo foram feitas 4 mil unidades, o prefeito está entregando 5.200 em 4 anos. Então todos os segmentos estão sendo contemplados. Isso ajuda, quando vem uma empresa para cá, por conta dessa infra-estrutura montada”, disse Evandro.

O secretário colocou como argumento que, quando uma empresa vai para o interior, ganha o terreno e ganha um problema: “porque tem que importar mão-de-obra qualificada das grandes cidades e um funcionário não sai da cidade ou região metropolitana de São Paulo para trabalhar no interior sem que ele tenha casa, escola para os filhos, benefícios. E o pior de tudo, escoar a produção, o que ele gasta no transporte para trazer essa mercadoria para o porto, paga por quilometro. Quando o empresário coloca na ponta do papel ele vê que aqui não doamos terreno, mas tenho mão-de-obra qualificada, estou há 50km do Porto de Santos, tenho Rodoanel que leva produção para todo interior do Estado, ou seja, tenho vantagens”, disse o secretário citando outros atrativos como escolas, universidades e um programa do Centro de Trabalho e Renda (CTR), que funciona na prática como uma agência de empregos gratuita e sem nenhum trabalho para a empresa conseguir encontrar as pessoas que precisa, podendo inclusive usar a estrutura do CTR para fazer a entrevista e ainda pode-se fazer um treinamento antes de começar o trabalho, visando melhorar a capacitação dos funcionários. “E isso não custa nada”, diz ele sobre o serviço que fica localizado no início da Rua Marechal Deodoro, no centro.

Conforme os representantes do município, o próximo passo será envolver o AICEP com uma reunião na qual pretende-se expor o mapeamento das necessidades mais latentes da cidade de São Bernardo que hoje tem 840 mil habitantes, das cidades do ABC é a mais populosa e a maior em área. “Em área quadrada, as outras seis cidades do grande ABC cabem dentro de São Bernardo”.

Evandro de Lima revelou ainda que pretende retribuir a visita ao cônsul para manter essa relação e o município tem planejado realizar outro evento com embaixadores e cônsules ainda neste ano.

O presidente da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, vereador Hiroyuki Minami elogiou a iniciativa falando ao Mundo Lusíada que os portugueses no Brasil se confundem com o próprio Brasil. “Fomos descobertos por Pedro Álvares Cabral, sabemos o quanto foi importante esta data para os portugueses mas principalmente para nós, brasileiros. São Bernardo do Campo é pujante, tem um orçamento invejável de 4 bilhões de reais para 2013, se deve muito a vinda dos portugueses ao Brasil, e o desenvolvimento trazido pelos portugueses tanto no que tange a descoberta como a colonização”, referiu o vereador Minami.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: