Conferência debate cooperação Internacional de Desafio Energético e Alimentar

Da Redação Divulgação

No âmbito da presidência portuguesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Conselho Empresarial da CPLP e a ELO, com o apoio da Associação Industrial Portuguesa, do Centro Globalização e Governação da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, da Fundação Luso Brasileira, do Instituto de Investigação Científica Tropical e da Ordem dos Economistas de Portugal, organizam uma Conferência Internacional intitulada “Cooperação num Quadro Internacional de Desafio Energético e Alimentar”.

O programa da conferência, que acontece em 18 de junho, será aberto pelo prof. João Gomes Cravinho (Secretário de Estadodos Negócios Estrangeiros e da Cooperação), de Braima Camará (presidente da Direção do Conselho Empresarial da CPLP), Dr. Francisco Murteira Nabo (presidente da ELO e Representante de Portugal na Direção do CE-CPLP), além do comendador Jorge Rocha Matos (presidente da AIP e da AG do CE-CPLP.

O primeiro painel deverá debater “Ciência e Negócios para o Desenvolvimento”, com moderação do prof. Luís Brites Pereira, do Centro Globalização e Governação, Faculdade de Economia, Universidade Nova de Lisboa. O assunto, seguido de debate, abordará ainda o impacto da atual crise econômica, as oportunidades e desafios para África.

No segundo painel, “Contribuições para a Segurança Energética e Alimentar” deve falar o prof. Jorge Braga de Macedo, do Instituto de Investigação Científica Tropical. Além de biocombustível e sustentabilidade social, será abordado as inovações no financiamento das Energias Renováveis e Iniciativas de Eficiência Energética, além de segurança alimentar.

O Secretário Executivo da CPLP, Eng.º Domingos Simões Pereira, fará o encerramento da conferência, seguida de almoço. Na parte da tarde, um evento paralelo apresenta a SOFID – Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento, Instituição Financeira de Crédito, pelo presidente da sua Comissão Executiva, Dr. Helder de Oliveira. Para ficha de inscrição e outras informações, acesse o site da Fundação Luso-Brasileira >> www.fund-luso-brasileira.org.

Deixe uma resposta