Como os portugueses podem ser mais produtivos no trabalho

O que entendemos hoje como produtividade no trabalho não é o mesmo que se entendia no passado. Com o passar dos anos, sobretudo nas últimas duas décadas, o crescimento das tecnologias transformou o modo como as pessoas se relacionam. Isso afetou diretamente a produtividade das pessoas no ambiente de trabalho.

Fato é que, hoje em dia, simplesmente comparecer no trabalho por mais tempo não significa necessariamente produzir mais. É uma questão de adaptação e que ocorre de formas diferentes ao redor do mundo.

Muito tem se comentado sobre o fato de Portugal ser um dos países de menor produtividade na Europa. Mas para além das críticas, é importante pensarmos também em como transformar essa realidade e fazer com que a adaptação ocorra de maneira mais rápida. Por isso, hoje falaremos sobre algumas das principais formas de ser mais produtivo no trabalho sem que isso se torne um fardo.

Uma melhor organização ajuda a conhecer melhor seu trabalho

Vivemos tempos nos quais é comum realizarmos diversas tarefas ao mesmo tempo. E por mais que as pessoas se acostumem com isso, o fato é que muitas vezes não temos estrutura para dar atenção a tudo de uma vez, o que acaba afetando nossa produtividade. A boa notícia é que há estratégias para lidar com isso. E tudo começa na organização.

Ao organizar suas tarefas, você pode dedicar 100% do seu foco a cada uma delas, cada uma de uma vez. Você pode organizá-las por ordem de importância, por prazos, ou mesmo pelo que você mais gosta de fazer.

Por fim, conhecer melhor a forma como você trabalha e em quais momentos você é mais produtivo também ajuda. Por exemplo, se você sabe que produz melhor na parte da manhã, é uma boa ideia deixar as tarefas mais difíceis para o início do dia, já que no final você sabe que vai ser mais difícil para completa-las. Todas essas pequenas estratégias de organização acabam sendo de imensa ajuda para que você possa realizar seu trabalho da melhor maneira possível.

Fazer pausas recarrega as energias

O seu trabalho pode até não te cansar fisicamente, mas os cansaços mental e emocional muitas vezes são fatores que fazem com que a produtividade de uma pessoa diminua. Para evitar que isso ocorra, é importante fazer pausas para “desligar” a mente do trabalho por alguns minutos.

Uma boa dica é investir um pequeno tempo de sua pausa em alguma atividade ou hobbie. Pessoas que se interessam por jogos de cartas como pôquer, por exemplo, podem estudar regras e estratégias do jogo e praticar com pessoas ao redor do mundo, além de obter outros benefícios para a saúde.

Da mesma maneira, aqueles que se interessam por futebol podem ler uma notícia sobre o seu time preferido ou verificar a tabela de um campeonato. O importante é que a mente fique afastada do trabalho por um tempo. Quando isso é feito corretamente (e sem exagerar nas pausas), a produtividade tende a aumentar ou, pelo menos, a não diminuir, já que não há sobrecarga de informações e tarefas.

Pense no trabalho apenas no trabalho

É muito comum que a vida pessoal e a vida profissional se misturem. Seja por conta de amigos do trabalho, por preocupações ou mesmo pela dinâmica que muitas vezes exige que pessoas estejam atentas ao trabalho mesmo quando não estão no ambiente profissional.

Porém, os seus momentos de pausa não devem ser apenas aqueles 15 ou 20 minutos para se distrair. E quando você estiver de folga, é importante que esteja totalmente desligado do trabalho. Grandes empresas já fazem testes de folgas maiores para testar a produtividade de seus funcionários. Os resultados têm sido animadores, com as vendas de algumas das empresas aumentando em até 40%.

Por isso, pensar no seu trabalho apenas quando for realmente necessário pode ser de grande ajuda. É certo que alguns momentos irão exigir mais de você. Mas lembre-se: o excesso de desgaste pode ser o seu pior inimigo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: